A Qualcomm quer aumentar a sua participação no segmento de PCs. Com esse objetivo, a companhia usou a CES 2025 para anunciar o chip Snapdragon X. A novidade vem para equipar notebooks de categorias mais baratas, com preços na faixa dos US$ 600 considerando o mercado dos Estados Unidos.
O nome não é novo, obviamente. A Qualcomm já tem as linhas Snapdragon X Elite, para notebooks avançados, e Snapdragon X Plus, para laptops um pouco menos sofisticados. O Snapdragon X sem “sobrenome” vem para complementar a linha, desta vez com o intuito de equipar PCs mais simples.
Para tanto, a Qualcomm baseou o novo Snapdragon X em oito núcleos Oryon de CPU. Eles trabalham com frequência de até 3 GHz, sem boost. Os modelos Elite e Plus contam com dez núcleos de CPU. É verdade que também há versões do Snapdragon X Plus com oito núcleos de CPU, mas com clock de até 3,4 GHz.
A GPU integrada do novo chip também é mais simples em relação aos demais modelos, alcançando desempenho de até 1,7 teraflop.
Não houve economia em recursos para inteligência artificial, porém. Tal como seus “irmãos”, o Snapdragon X conta com uma NPU (Unidade de Processamento Neural) de 45 TOPS e, portanto, está habilitado para equipar notebooks de categoria Copilot+.
Outras características dignas de nota incluem 30 MB de cache total, suporte a memórias LPDDR5x e modem Snapdragon X65 compatível com 5G.
De acordo com a Qualcomm, laptops baseados no Snapdragon X já estão previstos. A companhia afirma que mais de 100 modelos equipados com o novo chip serão lançados até 2026 por marcas como Asus, Acer, Dell, HP e Lenovo.
Especificações do Snapdragon X
- Litografia: TSMC de 4 nm
- CPU: Qualcomm Oryon de oito núcleos, 3 GHz, 30 MB de cache
- RAM: até 64 GB de LPDDR5X de 8448 MT/s
- GPU: Qualcomm Adreno com até 1,7 teraflop
- NPU: Qualcomm Hexagon de 45 TOPS
- Modem: Snapdragon X65 com 5G
- Wi-Fi: Qualcomm FastConnect 7800 com Wi-Fi 6, 6E e 7, Bluetooth 5.4
- Câmera: Qualcomm Spectra com câmera única de até 36 MP
Qualcomm anuncia novo chip Snapdragon X para PCs mais baratos
You must be logged in to post a comment.