De Las Vegas, EUA – A Xpeng Aeroht apresentou na CES 2025 o seu carro voador, que na verdade é um projeto de eVTOL, que são aeronaves elétricas apontadas como o futuro da mobilidade urbana. No entanto, o projeto da empresa chinesa chama a atenção por ser ainda mais inovador.
- Clique e siga o no WhatsApp
- ASUS revela novos mini-PCs profissionais com inteligência artificial
- Novo assistente de IA tem formato de pingente e quer ler sua mente
Chamado de Land Aircraft Carrier, o projeto une um carro elétrico, que é uma espécie de Tesla Cybertruck ainda mais robusta, com o veículo voador podendo ser transportado na caçamba. Dessa forma, é possível utilizá-lo como um drone, mas que leva até duas pessoas a bordo.
Inclusive, o formato do módulo voador do conjunto lembra bastante um drone, só que em uma escala maior. Segundo a Xpeng, qualquer pessoa pode aprender a voar com o eVTOL da empresa, bastando apenas fazer um treinamento de três horas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Carro voador da Xpeng Aeroht
Para aliviar o peso, o carro voador utiliza fibra de carbono na estrutura. Já o veículo que também faz parte do conjunto, trata-se de uma picape elétrica com 5,5 m de comprimento, com porte semelhante ao de uma Toyota Hilux. A autonomia declarada é de 1.000 km, mas no padrão chinês, que costuma ser bastante otimista.
Além de levar a aeronave na caçamba, a picape elétrica é capaz de recarregar o módulo voador de 30 a 80% em cerca de 20 minutos. O tempo de voo ainda não foi declarado pela Xpeng Aeroht, mas a promessa é que o drone consiga fazer de 5 a 6 ciclos de voo, de acordo com a empresa. A expectativa é que as primeiras entregas do veículo sejam feitas em 2026, com um custo de US$ 280 mil por unidade, cerca de R$ 1,7 milhão na cotação atual.
Com colaboração de Leo Alves
Leia mais matérias no ItechNews .