Um projeto de lei pode trazer incentivos para a indústria brasileira em breve, caso seja aprovado pelo governo. Proposto pelo senador Esperidião Amin (PP/SC), o PL 4.621/2024 foi proposto no fim do ano passado, e visa criar uma política nacional para a produção de motores no Brasil.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Moto aquática modificada é flagrada rodando sobre rodas na ponte Rio-Niterói
- Como ficar em dia com o IPVA atrasado?
A ideia é facilitar o acesso ao crédito para que haja uma maior pesquisa e desenvolvimento de propulsores, de modo que a indústria brasileira dependa menos das importações. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de motores mais sustentáveis, já que as questões climáticas também têm impactado no desenvolvimento de novos carros menos poluentes.
De acordo com o texto proposto por Esperidião Amin, o projeto também serviria para criar mão de obra qualificada, com o foco em engenheiros mecânicos. Outro ponto seria instalar fábricas para a produção de motores em regiões menos industrializadas, o que ajudaria a criar novos postos de trabalho.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Crédito para a fabricação de motores
O projeto prevê que a indústria tenha acesso a linhas de crédito especiais, que seriam promovidas pelo BNDES, ou por outras instituições financeiras. Dessa forma, seria possível fomentar o desenvolvimento de novos propulsores, além de facilitar o acesso ao crédito para as empresas interessadas.
Porém, por enquanto o projeto de lei ainda está em uma fase inicial. Inicialmente, o PL 4.621/2024 será analisado pela comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT). Caso seja aprovada por lá, o texto seguirá para o plenário do Senado.
Leia mais matérias no ItechNews .