O poderoso foguete New Glenn, da Blue Origin, deve ir ao espaço pela primeira vez na sexta (10), a partir das instalações da Força Espacial dos Estados Unidos em Cabo Canaveral, na Flórida. A janela de lançamentos vai durar três horas e se abre às 3h no horário de Brasília. Até o momento, a empresa de Jeff Bezos não confirmou se o lançamento vai ser transmitido em alguma rede social.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Foguete reutilizável da Blue Origin está ficando “parecido” com o Super Heavy
- John Glenn | O 1º norte-americano que orbitou a Terra há mais de 60 anos
Esta missão foi chamada de NG-1 e vai levar apenas uma carga útil de testes no foguete. Trata-se de uma réplica da Blue Ring, uma plataforma que promete levar cargas de clientes da Blue Origin a diferentes órbitas no espaço.
Em um comunicado, a Blue Origin informou que a missão vai testar a telemetria espacial, o hardware de comando e monitoramento, entre outros recursos do veículo. Além disso, a missão vai ajudar o foguete New Glenn a receber a certificação necessária para missões do governo norte-americano — normalmente, os foguetes precisam realizar dois voos com sucesso para serem certificados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
🚀 Launch Alert | We’re targeting New Glenn’s first launch no earliersit than January 10 from LC-36. Read more: https://t.co/sqiw0t6qhp pic.twitter.com/B9ex8heWSc
— Blue Origin (@blueorigin) January 7, 2025
“Este é o nosso primeiro voo e nos preparamos rigorosamente para ele”, declarou Jarrett Jones, vice-presidente sênior da Blue Origin, em um comunicado na segunda (6). “Mas não há quantidade de testes em solo ou de simulações da missão que possam substituir o voo desse foguete. É hora de voar. Não importa o que aconteça, vamos aprender, ajustar e aplicar o conhecimento ao nosso próximo lançamento”, acrescentou.
O primeiro estágio do New Glenn é reutilizável, ou seja, a Blue Origin precisa recuperá-lo após os lançamentos. Assim como acontece com a SpaceX, a companhia vai pousar o booster do veículo no mar. “Nosso objetivo principal é chegar em segurança à órbita. Sabemos que pousar o booster de primeira no Atlântico é ambicioso — mas vamos tentar”, declarou a empresa.
Por enquanto, a Blue Origin não confirmou se o lançamento vai ser transmitido. Esta matéria vai ser atualizada quando as informações forem publicadas pela empresa.
Leia também:
Starship e New Glenn: saiba tudo sobre os novos foguetes da SpaceX e Blue Origin
Como funciona um foguete?
Vídeo: A Lua está enferrujando?
Leia mais matérias no ItechNews .