O fim do suporte ao Windows 10 está marcado para 14 de outubro de 2025. Com isso, o sistema operacional deixará de receber atualizações. Mas essa não é a única consequência. Word, Excel, PowerPoint e demais ferramentas do Microsoft 365 também deixarão de ser atualizados no Windows 10 após a data.

A informação vem da própria Microsoft. Recentemente, a companhia atualizou as suas páginas de ajuda para reiterar que ainda é possível migrar do Windows 10 para o Windows 11 gratuitamente, desde que o computador atenda aos requisitos mínimos do sistema operacional mais recente.

Além disso, a Microsoft afirma que essa migração será gratuita por tempo limitado, embora não informado ainda a data limite para essa decisão.

Depois disso, na terça-feira (14), a Microsoft fez uma postagem para explicar como essa migração pode ser feita. No mesmo texto, a companhia informou que quem continuar com o Windows 10 após 14 de outubro também deixará de receber atualizações para os softwares do Microsoft 365:

Aplicativos do Microsoft 365 não serão suportados após 14 de outubro de 2025 em computadores com Windows 10. Para usar os aplicativos do Microsoft 365 em seu dispositivo, você precisará migrar para o Windows 11.

Isso não significa que o Word, o Excel, o PowerPoint e afins deixarão de funcionar no Windows 10 da noite para o dia. No entanto, quem mantiver o Microsoft 365 nesse sistema após o fim de seu suporte não receberá atualizações para o pacote, e isso pode fazer determinados recursos deixarem de funcionar.

Microsoft diz que 2025 vai ser o ano de migrar para o Windows 11

O grande problema do fim do suporte ao Windows 10 é que computadores antigos (em linhas gerais, aqueles fabricados antes de 2017) não poderão ser atualizados para o Windows 11.

A Microsoft sabe disso, tanto que, no embalo da CES 2025, declarou, no início do mês, que 2025 é o ano de mudar para o Windows 11, mas já sabendo que isso significa que grande parte das organizações e das pessoas físicas terão que comprar computadores novos para esse fim.

Permanecer com o Windows 10 continua sendo uma opção, mas com “efeitos colaterais”. Organizações poderão fechar um contrato com a Microsoft para continuar recebendo atualizações de segurança por mais tempo, mas esse tipo de programa é pago.

Usuários domésticos também poderão contratar um programa de suporte estendido para o Windows 10, mas sob o custo de US$ 30 (R$ 182 na conversão atual) e somente pelo período de um ano.

No fim das contas, o Windows 10 continuará funcionando após outubro, mas em modo “por sua conta e risco” se não houver contratação de suporte estendido.

Apps do Microsoft 365 deixarão de ser atualizados no Windows 10 em outubro