O Observatório Vera C. Rubin, o novo telescópio gigante construído no Chile, “abriu seus olhos” e tirou suas primeiras fotos do céu com a câmera de engenharia. Pode até parecer que a imagem não é grande coisa, mas para os cientistas, ela é espetacular. E há um motivo para isso.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes
- Telescópio Hubble: 30 anos de história, descobertas e revolução na astronomia
A foto em questão é um painel com nove quadrados, que registraram em 144 megapixels uma área do céu equivalente a duas vezes o diâmetro da Lua cheia. Esta imagem é preliminar, claro, mas é um ótimo sinal de que o dispositivo está funcionando. “Não foi apenas bem-sucedido, foi extremamente bem-sucedido”, comemorou Victor Krabbendam, gerente de projeto do Observatório.
O avanço ocorreu após os 10 anos de construção do observatório combinados a testes conduzidos durante sete semanas, em outubro de 2024. Os testes incluíram vários procedimentos, como fotos feitas com a câmera ComCam, de engenharia, que tem apenas uma pequena parte do poder da LSSTCam, a câmera científica do observatório.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A LSST tem campo de visão 21 vezes maior que aquele da ComCam, e tira fotos em resolução de 3.200 megapixels — por isso, muitas vezes ela foi chamada de “maior câmera digital do mundo”. Quando for instalada no telescópio do observatório, a LSST vai tirar fotos de uma área equivalente a 45 vezes o diâmetro da Lua cheia.
Segundo Krabbendam, o telescópio final e a LSSTCam devem ser instalados em meados de março, e na sequência, devem ser conduzidos testes durante algumas semanas. Se tudo correr bem, as primeiras imagens científicas podem ser divulgadas em julho.
Leia também:
Quais são os principais instrumentos usados para a observação do espaço?
Telescópio espacial James Webb: saiba tudo sobre o maior observatório da NASA
Vídeo: Como tirar foto da Lua
Leia mais matérias no ItechNews .