A companhia de animais de estimação é muito bem-vinda e já foi comprovada como verdadeiramente benéfica, mas também pode representar alguns riscos. A lambida de cachorro faz mal para a saúde, por exemplo, conforme destacam alguns estudos da área — que você confere a seguir.
- Por que animais lambem as próprias feridas?
- Conviver com cachorros na infância pode reduzir riscos de doença de Crohn
De acordo com uma pesquisa da Pennsylvania State University, a lambida de cachorro pode expor humanos a bactérias resistentes a antibióticos, o que ressalta uma preocupação já estabelecida na medicina.
Para se ter uma noção, a resistência antimicrobiana já está entre as principais causas de morte no mundo. Dados de 2022 apontam que, por dia, 3,5 mil pessoas morrem por conta disso.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O estudo publicado na Zoonoses and Public Health diz que os cães podem ser um ponto de transmissão para patógenos zoonóticos, como a Salmonella não tifoide. E um dos grandes perigos é que não se dá muita atenção a isso.
“Dada a proximidade dos cães com os humanos e o uso de antibióticos de importância crítica na medicina de animais de companhia, os cães domésticos representam um risco para a disseminação da Salmonella resistente a antimicrobianos”, diz a pesquisa.
Essa bactéria é conhecida por causar sintomas gastrointestinais em humano, como diarreia e cólicas estomacais.
“Nossos dados enfatizam a importância da administração antimicrobiana e da biovigilância sustentada além da medicina veterinária associada à agricultura e aos humanos, usando uma estrutura de Saúde Única que considera todos os pontos de transmissão, incluindo animais de estimação”, conclui o artigo.
Para o estudo, 87 cães foram examinados, e 82 cepas de Salmonella capazes de causar doenças humanas foram identificadas. Os pesquisadores também descobriram que 39% dos cães carregavam um gene chamado shdA , que permite que a Salmonella persista em seus intestinos sem deixar os cães visivelmente doentes.
Outras bactérias
O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde dos EUA) traz outro alerta: cães saudáveis podem ser portadores da bactéria Campylobacter e outros germes que podem deixar as pessoas doentes.
“Algumas cepas de Campylobacter se espalharam para pessoas através do contato com cães, especialmente filhotes de lojas de animais”, aponta a equipe.
Como se prevenir
Para se prevenir das bactérias, o CDC orienta:
- Não deixe que os cães lambam sua boca e seu rosto.
- Não deixe que cães lambam sua ferida aberta ou áreas com pele rompida.
- Limpe imediatamente qualquer xixi, cocô ou vômito dentro da casa.
Ou seja, por mais que acariciar um animal de estimação possa trazer benefícios, a lambida de cachorro faz mal e deve ser evitada a todo custo.
Leia também:
- Cachorros sonham? Por que mexem tanto as patas enquanto dormem?
- Cientistas alertam para os perigos de fezes de cães deixadas nas ruas
VÍDEO | Redes sociais para pets
Leia mais matérias no ItechNews .