Desde o anúncio das GeForce RTX 50, a discussão sobre o real potencial das novas GPUs sem o DLSS 4 teve início na comunidade. Agora, em um evento fechado (com informações do WCCFtech), a NVIDIA revelou que a RTX 5090, por exemplo, é 30% melhor que sua antecessora, diferente dos mais de 2x desempenho sobre a RTX 4090 com o auxílio de IA.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Quando as placas de vídeo GeForce RTX 50 serão lançadas?
Ver essa foto no Instagram
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essa diferença de performance geracional é a maior entre as GPUs, já que a RTX 5080 é 15% melhor que a RTX 4080, e descendo o segmento, a variação é um pouco melhor: 20% entre as RTX 5070 e 5070 Ti sobre suas equivalentes Ada Lovelace.
Esses dados são referentes as placas de vídeo rodando games com ray tracing nativo e sem auxílio do DLSS, especialmente a nova versão com seu gerador de múltiplos núcleos, tecnologia exclusiva das GeForce RTX 50.
E qual o real desempenho das RTX 50?
Quando Jensen Huang revelou as novas GPUs Blackwell para gaming (e IA, já que esse tem sido cada vez mais o foco da NVIDIA), foi mencionado por ele que a RTX 5070 teria o desempenho da RTX 4090 e isso deu o que falar. Essa diferença seria a nível de software por IA ou hardware mesmo? Isso é algo que respondemos aqui.
A NVIDIA prometeu o dobro de desempenho entre todas as GPUs RTX 50 em relação a suas respectivas antecessoras, mas com o DLSS 4 em ação em jogos que já contam com essa tecnologia mesmo antes dos lançamento das novas placas de vídeo.
Com o lançamento das GeForce RTX 5090 e RTX 5080 acontecendo no dia 30 de janeiro, só nos resta esperar por testes no mundo real para sabermos como as novas GPUs realmente se comportam sem o DLSS 4 e frente as suas antecessoras.
Veja mais do CTUP:
-
7 melhores anúncios das fabricantes na CES 2025
- GeForce RTX 5090 não atinge nem 30 FPS no Cyberpunk 2077 em 4K sem DLSS 4
Leia mais matérias no ItechNews .