Nos últimos meses, a descoberta de minerais elétricos que produzem um novo tipo de oxigênio no fundo do mar, o oxigênio escuro, tem levantado acalorados debates na comunidade científica (e algum ceticismo). A equipe principal da pesquisa aposta que os achados podem revelar segredos de como a forma surgiu na Terra e como poderá surgir a vida extraterrestre.
- Clique e siga o no WhatsApp
- O que é oxigênio escuro, encontrado no fundo do mar?
- Misterioso barulho no fundo do oceano intriga a ciência há 60 anos
“Nossa descoberta do oxigênio escuro foi uma mudança de paradigma em nossa compreensão do fundo do mar e potencialmente da vida na Terra, mas levantou mais perguntas do que respostas”, explica Andrew Sweetman, pesquisador e professor da Scottish Association for Marine Science (SAMS), em nota.
Para compreender melhor estes fenômenos até então impensáveis, novas expedições serão organizadas, a partir do segundo semestre, para a zona hadal dos oceanos, localizada numa faixa de 6 km a 11 km de profundidade. A ideia é encontrar outros pontos em que há a produção do oxigênio escuro no planeta.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por enquanto, o único ponto conhecido de produção deste tipo de oxigênio está entre o Havaí e o México, a uma profundidade de 5 km, como o grupo detalhou em estudo publicado na revista Nature Geoscience.
Oxigênio escuro e vida extraterrestre
Antes da descoberta das fontes de oxigênio escuro, o consenso era de que apenas as plantas ou outros organismos próximos produziam oxigênio, através do processo da fotossíntese. Este mecanismo dependia exclusivamente da luz solar para funcionar.
A partir do pressuposto de que o oxigênio (a base da vida na Terra como a conhecemos) pode ser gerado em locais escuros e por “rochas elétricas”, há novas possíveis explicações para a origem da vida no nosso planeta e fora daqui. Inclusive, alguns organismos (ainda desconhecidos) podem viver neste tipo de habitat. Em outras palavras, novas formas de vida (e a vida extraterrestre) podem estar surgindo por este mesmo mecanismo ou já surgiram.
“De fato, já estamos conversando com especialistas da NASA que acreditam que o oxigênio escuro pode remodelar nossa compreensão de como a vida pode ser sustentada em outros planetas, sem luz solar direta”, conta Sweetman.
No entanto, é importante destacar que o tema, ainda mais sobre a vida alienígena, é totalmente especulativo e não existem provas de que o oxigênio escuro possa ser produzido em outros planetas do Sistema Solar.
Leia mais:
- Hiena-malhada é encontrada no Egito pela primeira vez em 5.000 anos
- Autor de Game of Thrones, George R. R. Martin publica artigo científico
- Iceberg 2X maior que cidade de São Paulo pode colidir com ilha e ameaça animais
VÍDEO: Curiosidades sobre a Área 51
Leia mais matérias no ItechNews .