O cinema brasileiro é repleto de obras que, apesar de nem sempre tão valorizadas, ganham a atenção do telespectador e conquistam prêmios internacionalmente. As dificuldades que produções brasileiras enfrentam com investimentos fazem com que a caminhada seja maior para chegar a Hollywood. 

Mesmo assim, muitos longas conseguem estourar a bolha e vencem prêmios no Festival de Veneza, por exemplo. Um dos títulos mais conhecidos por inserir o cinema brasileiro no circuito internacional é Central do Brasil, com Fernanda Montenegro, mas também chamam atenção títulos como Carandiru, Tropa de Elite e Bacurau

Em 2025, o sucesso de Ainda Estou Aqui, com mais de 3,5 milhões de espectadores, fez com que o longa de Walter Salles vencesse alguns prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O reuniu 10 filmes nacionais que são alguns dos mais premiados da história do cinema brasileiro. 

1. Central do Brasil

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Dora (Imagem: Divulgação/Riofilme)

Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil, de 1998, conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, mas nunca as envia para os destinatários pelo correio. 

Em um dia, Josué, o filho de uma de suas clientes, perde a mãe em um acidente de ônibus e fica sozinho aos 9 anos. Relutante, Dora o acompanha em uma viagem até o Nordeste para encontrar o pai do garoto. 

A pré-estreia mundial do longa aconteceu em um festival regional de cinema na Suíça e depois no Festival de Sundance, nos Estados Unidos. Central do Brasil ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em 1999 e é a primeira produção brasileira a receber um Urso de Ouro no Festival de Berlim. 

Fernanda Montenegro chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação, mas não conquistou a estatueta. No entanto, ela venceu um Urso de Prata pelo papel. 

Central do Brasil está disponível na Netflix e no Globoplay. 

2. Cidade de Deus

 

Em 2002, Fernando Meirelles e Kátia Lund dirigiram o filme Cidade de Deus, que conta a história de Buscapé, um jovem pobre e negro que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, conhecida como um dos locais mais violentos da cidade. 

Com medo de se tornar um bandido, Buscapé descobre um talento na fotografia e segue a carreira de fotógrafo, registrando imagens do cotidiano da comunidade, incluindo a violência. O filme tornou-se um dos mais aclamados do cinema nacional, chegando a receber três indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, mas sem levar nenhuma estatueta. Apesar disso, ganhou o prêmio de Melhor Edição no Bafta Awards, conhecido como o Oscar Britânico. 

Cidade de Deus está disponível na Netflix, na Max e no Globoplay. 

3. Carandiru

Carandiru recebeu indicação para a Palma de Ouro no Festival de Cannes (Imagem: Divulgação/Globo Filmes)

Baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, Carandiru conta a história de um médico sanitarista que se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina na década de 1990. 

Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

O filme, dirigido por Héctor Babenco, recebeu indicação para a Palma de Ouro do Festival de Cannes e venceu prêmios nos festivais de Havana e Cartagena. 

Carandiru está disponível na Netflix e no Globoplay.

4. Tropa de Elite

Tropa de Elite ganhou prêmios nos festivais de Berlim e Lisboa (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Tropa de Elite é o primeiro filme do diretor José Padilha, chegando com tudo no cinema. No longa, Wagner Moura interpreta o Capitão Nascimento, do BOPE, a polícia de elite do Rio de Janeiro. Ele é o escolhido para apaziguar conflitos no Morro do Turano e precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar. 

Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe resgatam Neto e Matias, dois aspirantes a oficiais da PM. Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.

O filme, que traz reflexões sobre a violência do estado e o conflito entre traficantes e policiais, ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme no Festival de Lisboa. 

José Padilha lançou, em 2010, a continuação do filme: Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, que também recebeu algumas indicações. 

Tropa de Elite está disponível na Netflix, no Prime Video e no Globoplay. 

5. Bacurau

 

Lançado em 2019, Bacurau conta a história de um pequeno povoado do sertão brasileiro, cujos moradores descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade de Bacurau. 

Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, venceu na categoria de Melhor Júri no Festival de Cannes e Melhor Filme nos festivais de Lima e Munique, além de ter participado do Festival de Cinema de Nova York, o New York Film Festival (NYFF).

Bacurau está disponível no Telecine. 

6. O Pagador de Promessas 

Caption

Anselmo Duarte dirigiu em 1962 O Pagador de Promessas, o primeiro filme do cinema brasileiro a ganhar uma Palma de Ouro no Festival de Cannes. O longa conta a história de Zé do Burro, um homem cristão devoto de Santa Bárbara que vive em um vilarejo no sertão, a 42km de Salvador. 

Um dia, seu burro de estimação é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira.

Além da Palma de Ouro, ele também é o primeiro filme da América do Sul que recebeu a indicação ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. 

O Pagador de Promessas está disponível no Globoplay e no Telecine. 

7. O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida foi criado para ser uma minissérie, mas com o sucesso virou filme (Imagem: Divulgação/Globo Filmes)

Baseado na peça teatral de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida era, a princípio, uma minissérie de quatro capítulos que narra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Porém, a obra fez tanto sucesso que se transformou em filme, o primeiro longa da Globo. Em 2024, entrou em cartaz nos cinemas O Auto da Compadecida 2, contando as aventuras dos amigos após 25 anos. 

Tudo muda quando Nossa Senhora, interpretada por Fernanda Montenegro, aparece na vida de João Grilo e Chicó. O filme venceu o prêmio do júri popular no Festival de Cinema Brasileiro em Miami, e Matheus Nachtergale, que interpretou João Grilo, venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, no Chile.

O Auto da Compadecida está disponível no Globoplay e no Telecine. 

8. Cabra Marcado Para Morrer

Cabra Marcado Para Morrer recebeu prêmios no Festival de Berlim, Tróia e Gramado (Imagem: Divulgação/Mapa Filmes)

No início da década de 1960, João Pedro Teixeira, líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, é assassinado por ordem de latifundiários. Em 1964, um filme sobre sua vida começa a ser rodado, com interpretações dos próprios camponeses, mas as gravações são interrompidas pelo golpe militar. 

O documentário tem direção e roteiro de Eduardo Coutinho, que procurou a viúva de João Pedro Teixeira 17 anos depois para retomar o projeto, dessa vez falando da trajetória dos personagens por meio de lembranças e histórias do passado. 

A obra recebeu prêmios no Festival de Berlim, o Golfinho de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Tróia, o prêmio Hours Concours no Festival de Gramado e vários outros. 

Cabra Marcado Para Morrer está disponível no Telecine e na Claro TV+.

9. Que Horas Ela Volta?

 

Regina Casé interpreta Val, uma pernambucana que se mudou para São Paulo para proporcionar uma qualidade de vida melhor para sua filha em Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert. No entanto, tudo muda quando sua filha liga dizendo que quer ir para São Paulo prestar vestibular. 

Com isso, a relação de Val com seus chefes começa a ficar complicada e problemática por conta do comportamento de sua filha. 

Que Horas Ela Volta? estreou no Festival de Cinema de Berlim e ganhou o Prêmio do Público de Melhor Ficção na mostra Panorama. Além disso, ele também teve uma estreia no Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos, onde Regina Casé e Camila Márdila, que interpreta sua filha, dividiram o Prêmio Especial do Júri de Melhor Atuação. No mesmo ano, o longa recebeu diversas indicações 

O filme também foi considerado um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americana National Board of Review.

Que Horas Ela Volta? está disponível na Netflix.

10. O Cangaceiro 

O Cangaceiro chegou a ficar cinco anos seguidos em cartaz na França (Imagem: Divulgação/Columbia Pictures)

Dirigido por Lima Barreto, O Cangaceiro foi um dos primeiros filmes nacionais a ganhar prestígio internacional e premiações como Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes. O longa chegou a ser exibido em mais de 80 países, ficando em cartaz na França por cinco anos seguidos. 

O filme acompanha Teodoro (Alberto Ruschel), do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, que se apaixona por Olívia (Marisa Prado), uma professora capturada pelo grupo durante um ataque. No entanto, a mulher do capitão passa a sentir ciúmes, já que ama Teorodo em segredo. A história é inspirada na figura de Lampião.

O Cangaceiro não está disponível atualmente no streaming. 

Sendo assim, a lista dos 10 filmes brasileiros mais premiados da história reunidos pelo são:

  1. Central do Brasil
  2. Cidade de Deus
  3. Carandiru
  4. Tropa de Elite
  5. Bacurau
  6. O Pagador de Promessas
  7. O Auto da Compadecida
  8. Cabra Marcado Para Morrer
  9. Que Horas Ela Volta?
  10. O Cangaceiro

Leia também:

  • 10 filmes brasileiros baseados em histórias reais
  • 15 melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix
  • Os 7 melhores filmes brasileiros de 2023

Leia mais matérias no ItechNews .