O golpe da falsa central telefônica acontece quando uma pessoa recebe uma ligação que se passa por um banco e demais empresas. Para evitar dores de cabeças, é importante não compartilhar dados pessoais e outras informações durante as chamadas com desconhecidos.

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Entenda o que é esse golpe e como você pode se proteger dele. Neste conteúdo você encontra:

  • O que é o golpe da falsa central telefônica
  • Como funciona esse golpe
  • Como identificar o golpe
  • Dicas para se proteger 
  • Como denunciar o golpe
  • O que fazer se for vítima do golpe

O que é o golpe da falsa central telefônica?

É um tipo de fraude no qual golpistas se passam por funcionários de banco ou pela central telefônica da instituição.


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Segundo Walter Faria, diretor-adjunto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os objetivos principais dos golpistas são:

  • Conseguir dados pessoais para abrir uma conta bancária no nome da vítima;
  • Coagir a vítima a fazer uma transferência para alguma conta;
  • Utilizar informações sigilosas da vítima para conseguir permissão para empréstimos ou compras de grande valor.

É mais comum que o golpe ocorra por ligação telefônica, onde o golpista tem um contato mais direto com a vítima. Mas existem variações onde a pessoa recebe um link suspeito por e-mail, SMS ou mensagem em redes sociais.

O alvo prioritário dos estelionatários são idosos, devido à falta de conhecimento do funcionamento de novas tecnologias.

Como funciona o golpe

Os métodos mais comuns deste golpe envolve utilizar artifícios psicológicos para tocar no emocional da vítima. Seja a partir de um senso de urgência sobre algo que precisa ser resolvido ou prometendo ofertas e benefícios “imperdíveis”. 

Normalmente, você será avisado de uma compra com valor alto no seu cartão de crédito, uma situação em sua conta que precisa ser resolvida o quanto antes, um empréstimo não solicitado, etc.

Como identificar o golpe

As abordagens dos golpistas são diversas, mas os objetivos sempre serão os mesmos. 

Eles pedirão dados pessoais como o número ou foto de seus documentos, uma foto sua, nome de familiares, número de telefone ou algo do tipo. Walter Faria, da Febraban, alerta que os bancos já possuem seus dados pessoais e não fazem esse tipo de pedido por telefone ou mensagem.

Mas, há o caso do golpista já possuir seus dados pessoais, que podem fazer parte de um vazamento de dados. Dessa forma, existem outros pontos que você deve se atentar. 

Normalmente são pedidos de transferência para regularizar sua situação ou pedem para que você clique em um link para continuar o procedimento. Ambos são práticas suspeitas e que nunca serão pedidas por uma instituição bancária real.

Dicas para se proteger

Segue abaixo um apanhado de dicas do diretor-adjunto da Febraban para você se proteger do golpe da falsa central telefônica.

  • Sempre que pedirem dados pessoais ou financeiros, desligue o telefone;
  • Desconfie caso te ofereçam ofertas de um produto com preço muito abaixo do mercado;
  • Não clique em links que te enviarem para fazer uma transação;
  • Não permita em hipótese alguma que utilizem foto dos seus documentos ou do seu rosto;
  • Desligue ligações que geram um senso de urgência, como “você precisa regularizar sua situação agora” ou “você reconhece essa compra feita em seu cartão de crédito?”.

Como denunciar o golpe

Caso você receba uma ligação e suspeite que é golpe, entre em contato com seu banco e passe o número que te ligou

Assim eles podem denunciar o golpista à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que consegue derrubar aquele número.

O que fazer se for vítima do golpe

Se acontecer de você passar seus dados ou fazer uma transferência durante uma dessas ligações suspeitas, você deve acionar imediatamente seu banco para que tentem bloquear novas movimentações na conta. 

Também abra um boletim de ocorrência com a polícia do seu estado.

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