A Meta decidiu remover os filtros de câmera criados por terceiros no Facebook, no Messenger e no Instagram. A mudança pegou muita gente de surpresa e, de certa forma, afetou o modo de produzir conteúdos para as redes sociais.

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O conversou com influenciadores e especialistas para entender o impacto do ajuste nas estratégias de conteúdos. Além de afetar o que vai para o ar ou não, também existem consequências geradas pelo fim dos chamados “filtros de beleza” (efeitos especiais que ajustam aspectos do rosto, incluindo maquiagem e o formato dos lábios) na rede social. 

Mudança nas estratégias

A mudança surgiu com o fim da plataforma Meta Spark, usada para criar efeitos em realidade aumentada — usuários podiam criar os próprios filtros ou ajustes visuais, enviá-los para o serviço e usá-los em Reels, Stories e outras publicações. O fácil acesso permitia aproveitar a onda viral de memes e criar experiências personalizadas, por exemplo.


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Para a coordenadora de marketing da empresa de análise de influencers HypeAuditor, Maria Marques, a mudança pode fazer com que criadores repensem a forma de entregar conteúdos visuais nas redes da Meta.

“Esses filtros sempre foram uma base para a expressão criativa, permitindo que influenciadores criassem conteúdos personalizados que aumentam o engajamento e fortalecem a conexão com o público”, explicou.

Maria Marques entende que o ajuste pode interromper fluxos de trabalhos já consolidados de criadores de conteúdos e pode levar mais pessoas a redes concorrentes, como Snapchat e TikTok, que ainda têm suporte a efeitos de realidade aumentada.

Além disso, a especialista alerta para a possibilidade de tornar a experiência menos transparente na rede, já que os filtros da comunidade no Instagram eram sinalizados no topo das publicações. “Criadores que usavam filtros para melhorar seus conteúdos podem passar a usar outros aplicativos e postar imagens editadas no Instagram sem informar que foram alteradas. Isso pode diminuir a confiança do público e dificultar a identificação de conteúdos autênticos”, reforçou.

Especialista aponta necessidade para entregar novos conteúdos visuais com mudança na Meta (Imagem: André Magalhães/)

Novas percepções sem filtros de beleza

Um dos principais impactos pode ocorrer em segmentos de beleza, maquiagem e estilo de vida com o fim dos “filtros de beleza”. Além de fotos tratadas com softwares de edição, muitas contas também podiam recorrer aos efeitos de câmera para criar um padrão de beleza diferente do que é visto na realidade.

Nesse caso, a mudança foi vista de forma positiva por influenciadores. A jornalista, atriz e apresentadora Michelle Batista contou ao que o fim dos filtros não afetou a própria rotina de criar conteúdos, mas a restrição a efeitos de beleza pode ser benéfica para aproximar pessoas da realidade.

“Estamos cada vez mais acostumados com imagens muito tratadas. As pessoas ficam muito diferentes do que elas são e tem uma onda de pessoas querendo fazer procedimentos estéticos para ficar parecida com o efeito de algum filtro. Então, eu acho até bom, eu acho que é saudável para todos nós, que a gente tenha mais realidade e menos efeitos”, comentou. 

A influenciadora Mari Krüger acredita que os efeitos contribuem para “perder a noção da própria imagem” e a imagem real já poderia causar frustração aos usuários das redes. 

“A gente tem tentado chegar em rostos e características físicas que não são nem humanas mais. Nós nos vemos muito pela tela do celular e nos assistimos depois de gravar, e quando víamos o nosso rosto real aquilo nos trazia uma infelicidade, um incômodo, buscava alcançar uma coisa quase inatingível”, pontuou.

Por outro lado, Krüger aponta que as pessoas que recorriam ao filtro ainda podem fazer isso mesmo sem o Instagram, já que há uma série de aplicativos com funções parecidas. “Tem ferramentas muito inteligentes que conseguem fazer desde um disfarce de olheiras até uma cintura mais fina. Quem usava muito filtro vai continuar dando um jeito de editar isso”, completou.

Filtros de memes podem deixar saudade

O Instagram também ficou desfalcado de filtros humorísticos ou relacionados a memes virais. As opções podiam distorcer o rosto, mudar o fundo de uma imagem para um assunto em alta e por aí vai. 

O influenciador Vittor Fernando se tornou famoso nas redes sociais com vídeos que usam efeitos de distorção com a câmera. Em conversa com o , ele reforçou a atenção com os efeitos de beleza e comentou que segue usando as opções humorísticas disponíveis no TikTok.

“No TikTok, eles [efeitos de memes] viram trend. Não só esse filtro que eu uso, que acabou virando minha marca, mas inúmeros outros. É algo que eu e as pessoas gostamos”, comentou. 

Segundo o influenciador, muitos personagens nas suas publicações foram criados com base nos efeitos, mas isso não limita o potencial criativo.

Influenciador Vittor Fernando faz sucesso humorístico com filtros (Imagem: Reprodução/Vittor Fernando/Instagram)

Quais efeitos ainda podem ser usados no Instagram?

O Instagram removeu apenas as opções criadas e enviadas por perfis de terceiros. Os efeitos assinados por perfis vinculados à rede social, como “@instagram” e “@creators” ainda podem ser usados normalmente.

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