De um lado, o YouTube tentando combater os ad blockers. Do outro, pessoas que se queixam de anúncios quando eles são muito numerosos. Ou longos: recentemente, um usuário relatou ter se deparado com um anúncio de quase 60 minutos no YouTube que não podia ser pulado.
O relato foi publicado no Reddit. Um usuário identificado como Lin1ex publicou uma captura de tela do que ele afirma ser um anúncio com 57:57 minutos de duração e, a pior parte, que não tem botão de pular.
Pode ser algo irreal? Pode. Mas relatos de usuários que se deparam com anúncios longos e não puláveis no YouTube não são incomuns. No próprio Reddit, outros participantes responderam já terem passado por situações parecidas (um disse ter se deparado com um anúncio de dez horas, mas aparenta ter sido exagero de sua parte).
Quem encontra um anúncio longo na plataforma tende a acreditar que essa é uma estratégia para convencer o usuário a assinar o YouTube Premium, modalidade paga cujo principal recurso é justamente a não exibição de anúncios.
YouTube diz que não é bem assim
O Android Authority procurou o YouTube. Um representante da plataforma explicou que os anúncios não puláveis da plataforma têm até 15 segundos de duração quando exibidos em dispositivos móveis e que, em TVs, esse limite é de até 60 segundos.
O representante do YouTube explicou também que a plataforma não exibe anúncios longos não puláveis, não de modo intencional. Ainda de acordo com a explicação dada, o que pode ter acontecido é de o uso de um bloqueador de anúncios ter interferido no mecanismo de reprodução de vídeos.
Isso pode ocorrer, por exemplo, quando um ad blocker não consegue barra um anúncio e, de alguma forma, oculta o botão de pular.
Há quem desconfie de que, na verdade, existe um mecanismo que insere anúncios extensos no fluxo de reprodução de vídeo de um usuário quando o uso de bloqueadores é detectado. Só não há provas sobre isso.
Por outro lado, na resposta dada ao Android Authority, o YouTube não negou combater o uso de bloqueadores de anúncios:
Os anúncios são vitais para nossos criadores [de conteúdo], ajudando-os a administrar e a expandir seus negócios. É por isso que o uso de bloqueadores de anúncios viola os Termos de Serviço do YouTube.
Lançamos um esforço global para incentivar os usuários com bloqueadores de anúncios habilitados a permitir anúncios no YouTube ou testar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios.
Quanto custa o YouTube Premium?
Além da não exibição de anúncios, o YouTube Premium oferece vários benefícios, como reprodução de conteúdo em segundo plano. Mas a modalidade é paga. Os preços atuais para o Brasil são estes:
- Individual: R$ 24,90 por mês
- Individual anual: R$ 249 (equivalente a R$ 20,75 por mês)
- Família: R$ 41,90 por mês (para até cinco pessoas)
- Estudante: R$ 13,90 por mês
Usuário reclama de anúncio não pulável de 60 minutos no YouTube
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