O Ano Novo Chinês é celebrado nesta quinta (29), e claro que os astronautas a bordo da Tiangong, a estação espacial da China, não poderiam ficar de fora. Em um vídeo transmitido pela estatal CCT, a tripulação da missão Shenzhou-19 aparece com enfeites e enviando mensagens de comemoração ao seu país.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Google celebra Ano Novo Chinês com “jogo da cobrinha”; veja como jogar
- Fotos mostram o que os astronautas chineses veem das janelas da estação espacial
“Estamos no lar espacial do povo chinês e desejamos a todos um feliz Ano Novo Chinês!”, disseram os taikonautas na mensagem. “Desejamos às pessoas de todo o país boa saúde e tudo de bom no Ano da Serpente! Que nossa grande pátria tenha harmonia e prosperidade”, finalizaram.
🎉Happy Lunar New Year! Shenzhou-19 crew aboard Tiangong space station sends blessings from space for peace and prosperity. Full HD:https://t.co/ezIr0k354o pic.twitter.com/qDdl1vXVZt
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— CNSA Watcher (@CNSAWatcher) January 28, 2025
O Ano Novo Chinês é celebrado na segunda Lua nova após o solstício de inverno no hemisfério norte (ou de verão, no sul). Por isso, a data da celebração muda todos os anos, e normalmente costuma cair entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
Já as comemorações ocorrem até a noite da primeira Lua cheia após o dia — que, neste ano, ocorre em 12 de fevereiro. Durante o período, familiares e amigos se reúnem para consumir alimentos tradicionais da data e prestar reverências aos seus ancestrais.
Deu para perceber que o Ano Novo Lunar está bastante relacionado às fases da Lua, não é? Isso acontece porque esta celebração tem suas raízes no calendário chinês, que acompanha as mudanças da posição do Sol, da Lua e as oito fases do ciclo lunar.
Leia também:
Cientistas chineses propõem um novo “calendário” para o Sistema Solar
Astronautas chineses filmam a Terra vista da órbita; veja o vídeo incrível
Vídeo: Curiosidades da Lua
Leia mais matérias no ItechNews .