Após ter perdido uma parcela considerada significativa de mercado no segmento de smartphones na China, a Apple pode registrar mais declínios em suas vendas. Analistas apontam que o fenômeno é resultado do atraso da empresa em inteligência artificial (IA), além do aumento na concorrência por meio de rivais chineses. 

  • DeepSeek-R1: a IA chinesa que abalou o mercado e desafia o Vale do Silício
  • Oppo, Huawei e outros vs iPhone: qual é a marca preferida na China?

Como reportado pela Reuters, a empresa deve divulgar seus resultados financeiros mais recentes nesta quinta-feira (30).

  • 💬 Participe do WhatsApp do e receba as notícias mais recentes

Especialistas preveem que a companhia deve registrar um aumento próximo de 3,8% nas receitas durante o último trimestre de 2024. A proporção é menor que a vista no período de três meses anterior (e majoritariamente prévio ao lançamento do iPhone 16), quando a variação positiva chegou a 6,1%


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Recursos de IA não chegaram de forma completa nos iPhones (Imagem: Divulgação/Apple)

Já para o primeiro semestre de 2025, o aumento na quantidade de iPhones vendidos deve ser de apenas 1,9%, contra 5,5% no final de 2024. 

As preocupações associadas à demanda por iPhones já fizeram as ações da Apple caírem 5% apenas neste ano. 

Mesmo que a Apple Intelligence, conjunto de serviços de IA da Apple, tenha sido anunciado há vários meses, algumas de suas funcionalidades ainda não estão disponíveis em determinadas regiões. 

Segundo Jane Hepburne Scott, gerente de investimentos da Aegon Asset Management (que tem ações da Apple), é possível ver um enfraquecimento da companhia no cenário de IA:

“A IA é a inovação mais recente de tecnologia, e o fato de que os aparelhos da Apple estão atrasados é uma razão essencial para explicar o enfraquecimento e a perda de fatia de mercado da companhia”.

Apple tem dificuldades na China

Relatórios anteriores apontaram que a Apple perdeu três pontos percentuais de sua parcela de mercado na China. A empresa tem atualmente 17% das vendas de smartphones, e fica atrás das locais Huawei e Xiaomi.

Apple foi de 1ª para 3ª colocação no mercado de smartphones (Imagem: Counterpoint Research)

Esse declínio também se reflete em escala mundial, em que a Apple teve sua participação reduzida de 25% para 23%. 

Outros resultados esperados para a Apple incluem:

  • Aumento de 2,3% na venda de Macs, em ritmo ligeiramente maior que os meses anteriores;
  • Crescimento de 4,2% nas receitas vindas de iPads, uma proporção mais baixa que o trimestre anterior;
  • Salto de 12,9% nas vendas de serviços, mantendo um ritmo de crescimento maior que os produtos.

Fatores macroeconômicos também explicam algumas dificuldades da Apple, já que a valorização global do dólar torna seus produtos mais caros no mercado internacional. Mais de 50% das vendas da Apple ocorrem fora das Américas.

Leia mais 

  • Galaxy S25 Edge: vazamento detalha câmeras do celular fininho da Samsung
  • O que é o Alerta Celular? Ferramenta recuperou milhares de celulares roubados
  • Novo celular do Google já tem data para chegar; saiba quando

 

Leia mais matérias no ItechNews .