Todos que possuem ar-condicionado em casa precisam se atentar à limpeza periódica do aparelho, que deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, de preferência. A falta de higienização pode levar a um acúmulo de poeira e sujeira no filtro do dispositivo, o que por sua vez prejudica suas principais funções. Nos próximos parágrafos, você aprenderá a limpar o ar condicionado da sua casa.
- 4 tecnologias que vão tornar o ar-condicionado coisa do passado
- Testamos o “mini ar-condicionado” da Shopee: funciona mesmo ou é golpe?
Um ar-condicionado com filtro sujo também pode impactar negativamente a saúde dos moradores – especialmente pessoas alérgicas. Além disso, o excesso de resíduos impede o aparelho de funcionar em plenas condições, o levando a gastar uma quantidade de energia maior que a necessária. No fim, até mesmo a conta de luz é afetada.
- 🚀 Clique e siga o Ofertas no WhatsApp para encontrar promoções de ar-condicionado
Do que você precisa?
Para garantir uma higienização mais completa, reúna alguns utensílios de limpeza como panos e escovas de dente sem uso, para alcançar lugares mais estreitos. Utilize apenas uma mistura de água com sabão neutro – caso disponha de um recipiente com tampa de spray, o processo poderá ser mais prático.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É válido ressaltar que não é recomendado limpar o aparelho com álcool, pois ele possui substâncias que podem danificar as peças do ar-condicionado. Além disso, trata-se de um líquido inflamável que pode causar acidentes domésticos.
1. Desligue o ar-condicionado da tomada
Comece desligando seu ar-condicionado da tomada ou desarmando a energia do cômodo através do disjuntor. Dessa forma, é possível minimizar quaisquer riscos envolvendo choques elétricos, garantindo mais segurança para si e para o aparelho.
2. Remova o painel frontal
Quando já estiver desligado, utilize uma chave de fenda para desparafusar o painel frontal (se atentando ao tipo de parafuso, que exigirá uma chave específica).
Tome cuidado para não perder nenhum parafuso – de preferência, separe-os em recipientes variados para saber onde colocar cada um na hora de montar.
Muitos modelos possuem um painel que pode ser removido sem parafusos. Então você pode apenas puxá-lo cuidadosamente para fora.
3. Limpe a superfície
Antes de remover o filtro, já é possível fazer uma limpeza superficial nas partes expostas. Espirre a mistura de água com sabão nas áreas mais sujas e remova com o pano. Use a escova de dentes para alcançar peças menores e procure remover o máximo de sujeira que for possível nessas condições.
4. Limpe o filtro
Tomando cuidado para não forçar nenhuma peça, remova o filtro com delicadeza e lave-o em água corrente. Utilize sabão neutro para remover o excesso de sujeira e complemente com a escova de dentes para um resultado mais completo.
Lembre-se que é fundamental que essa peça esteja bem limpa, pois ela é a responsável pela filtragem do ar. Contudo, não escove com muita força para não danificar o componente.
Outro ponto importante é que os filtros tendem a se desgastar com o tempo, então mesmo lavando periodicamente, eles podem perder sua eficiência. Geralmente, os fabricantes recomendam que a troca seja realizada uma vez ao ano, no caso de um aparelho utilizado somente durante o verão.
5. Deixe secar
Por fim, deixe as peças higienizadas secarem naturalmente em algum local arejado. Depois, é só colocar tudo no lugar e parafusar o painel novamente.
Leia mais:
- Relógio Galaxy Watch 6 Classic por apenas R$ 1.160 com cupom exclusivo
- Samsung Galaxy M55 com parcelas de apenas R$ 137 e cupom de desconto
- S25 Ultra não terá S Pen alternativa com Bluetooth, confirma Samsung
- Trump ameaça taxar chips feitos em Taiwan em até 100%; saiba consequências
VÍDEO: Ar-condicionado gasta muita energia?
Leia mais matérias no ItechNews .