Memecoins são criptomoedas criadas a partir de memes. As moedas podem ser descritas como uma combinação de tendências da internet com o mercado financeiro, e têm potencial para serem bastante lucrativas.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Quanto vale um Bitcoin?
  • Como comprar Bitcoin no Brasil?

A seguir, o explica o que são os memecoins e tira as seguintes dúvidas sobre a moeda virtual:

  • O que é e para que serve um memecoin?
  • O memecoin vale a pena?
  • Memecoin é seguro?
  • Onde comprar memecoin?
  • Quais os prós e contras de investir em memecoins?

O que é e para que serve um memecoin?

Um memecoin é um tipo de criptomoeda criada a partir de memes, piadas e trends em redes sociais.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Dogecoin está entre as primeiras memecoin criadas, inspirada em um meme famoso de um cachorro da raça Shiba Inu. Ela surgiu em meados de 2013 com o propósito de ser apenas uma piada e, diferentemente de moedas como o Bitcoin ou Ethereum, por exemplo, os memecoins não têm propósitos financeiros ou econômicos sérios.

Mas, apesar dessa uma natureza cômica e associada a tendências efêmeras da internet, os memecoins existem digitalmente e valem dinheiro.

As moedas costumam ser construídas em plataformas de blockchains existentes — como a Ethereum — e, apesar de ter uma natureza volátil, podem ter altos retornos.

O memecoin vale a pena?

Os memecoins podem ser lucrativos, mas envolvem riscos altos. Isso acontece porque a moeda pode oscilar rapidamente, já que muitos dos memecoins têm seu valor baseado em sua popularidade e na forma como viralizam nas redes sociais.

Por isso, se você pensa em comprar memecoins, o ideal é ser cauteloso e trabalhar uma percepção sobre o mercado antes de investir nesse tipo de moeda.

Memecoin é seguro?

Sim, o memecoin é uma moeda segura porque é construída em uma blockchain. Esse tipo de plataforma é capaz de registrar transações de forma descentralizada, em uma espécie de cadeia de blocos que armazena todas as informações sobre envio e recebimento da moeda. É através dessas cadeias que as transações são validadas, evitando, assim, que fraudes aconteçam.

De todo modo, a oscilação do memecoin é um ponto que precisa ser considerado para avaliar a segurança no investimento. Por ter natureza volátil e falta de valor intrínseco, a moeda pode desvalorizar muito rapidamente a ponto de passar a não valer nada em muito pouco tempo.

Também é preciso investir através de plataformas seguras e confiáveis para evitar perdas.

Onde comprar memecoin?

Os memecoins podem ser comprados em plataformas de negociação de criptoativos.

Quais os prós e contras de investir em memecoins?

Os memecoins reúnem uma série de prós e contras e, por isso, é preciso ter cuidado se você pensa em investir nesse tipo de moeda. Por ser um tipo de ativo que flutua com facilidade, os memecoins podem valorizar e desvalorizar com a mesma rapidez.

Além disso, um ponto que chama atenção na moeda é a sua vida útil. Normalmente os memecoins não ficam populares por muito tempo, e a tendência é que eles apenas desvalorizem com o passar do tempo.

É importante destacar que os memecoins também são fáceis de serem criados, não sendo necessário ter conhecimento de programação para lançar uma moeda própria. Por isso existem tantos memecoins com baixa capitalização de mercado.

Por esses motivos, é preciso ter cautela antes de investir em uma memecoin.

Veja mais do :

  • 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
  • Quem são os bilionários de 2024? Veja a lista dos mais ricos do ano
  • 10 dicas para proteger suas criptomoedas de roubos e golpes

VÍDEO: Testamos o “mini ar-condicionado” da Shopee: funciona mesmo ou é golpe?

 

Leia mais matérias no ItechNews .