O Google anunciou dois novos modelos de IA nesta quarta-feira (5): o Gemini 2.0 Pro, considerado o mais avançado da empresa para programação e comandos mais complexos até o momento, e o Gemini 2.0 Flash Lite, uma variante econômica da versão mais leve.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
  • Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático

Ambos pertencem à família Gemini 2.0, revelada pela Gigante de Mountain View em dezembro do ano passado. Na última semana, a empresa liberou o modelo Gemini 2.0 Flash gratuitamente para todos os usuários do chatbot de IA. 

Vantagens do Gemini 2.0 Pro

De acordo com o Google, a variante 2.0 Pro tem avanços consideráveis para codificação, raciocínio lógico e compreensão de prompts mais complexos


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O modelo superou as versões anteriores na maioria dos testes de benchmark (o Google não publicou dados comparativos com modelos externos, como os do ChatGPT) e conta com uma janela de contexto de dois milhões de tokens, a maior da empresa até então — isso significa que a IA consegue entender documentos e prompts cada vez maiores

O Gemini 2.0 Pro também pode se conectar com a busca do Google e executar códigos, o que o torna uma ferramenta favorável para tarefas longas e mais complexas, enquanto a versão Flash pode ser usada para comandos mais rápidos. 

Inicialmente, o 2.0 Pro ganhou uma versão experimental para assinantes do serviço pago Gemini Advanced, disponível pela assinatura Google One AI Premium, e nas plataformas Google AI Studio e Vertex AI, indicadas para desenvolvedores.

Qual a diferença entre Gemini 2.0 Flash e Flash Lite?

O modelo 2.0 Flash Lite tem desempenho ligeiramente inferior ao 2.0 Flash e superior ao 1.5 Flash nos testes de performance, mas se destaca por ser uma opção com melhor custo-benefício

Para o consumidor final que usa apenas o chatbot do Gemini, isso não tem muito efeito prático, mas pode ser bem mais econômico para empresas que usam os serviços de IA pelo Google AI Studio e pelo Vertex AI. 

IA do Google tem “avalanche” de modelos

Quem assina o Gemini Advanced agora pode testar sete modelos diferentes de IA: quatro deles incluem a família 2.0, com direito ao novo 2.0 Pro, e outros três ainda usam o antecessor Gemini 1.5.

Lista com todos os modelos de inteligência artificial disponíveis na plataforma Gemini para assinantes do Gemini Advanced
Gemini Advanced permite explorar diversos modelos da IA do Google (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/)

A “chuva” de modelos de IA pode ser um pouco confusa para quem não tem familiaridade com cada um deles, mas também ajuda a personalizar a experiência com o chatbot. A variante “1.5 with Deep Research”, por exemplo, não usa a tecnologia mais recente, mas permite criar relatórios a partir de pesquisas longas com a IA — similar ao lançamento recente de mesmo nome da OpenAI, criadora do ChatGPT.

Saiba mais sobre IA:

  • IA já faz parte do planejamento de viagens, mostra executivo do Kayak
  • 5 recursos de inteligência artificial para usar no Gmail
  • Especialista dá 10 dicas para você dominar a IA do Google; veja a lista

VÍDEO: relembre coisas que perdemos nos celulares

 

Leia mais matérias no ItechNews .