Nesta quarta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) compartilha dois alertas de gravidade máxima no país, mas em pontos praticamente opostos. O primeiro é o alerta vermelho de chuvas intensas, restrito aos estados de Pernambuco e Alagoas. O outro alerta vermelho é para onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul. Em São Paulo, há apenas um alerta amarelo para as precipitações.
- Clique e siga o no WhatsApp
- O que é índice pluviométrico e como ele mede milímetros de chuva?
- Enchentes: quais doenças podem chegar com as chuvas?
Para entender a escala de riscos, o Inmet usa três cores em seus avisos: alerta amarelo de potencial perigo, alerta laranja de perigo e alerta vermelho de grande perigo.
No caso das chuvas que afetaram a maior parte do país nas últimas semanas, causando até alagamento dentro do metrô em São Paulo, os técnicos tinham emitido um alerta laranja de chuvas intensas, ou seja, uma notificação intermediária. Apesar disso, a Defesa Civil chegou a enviar “alerta extremo” em algumas localidades mais afetadas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Alerta vermelho de chuvas intensas
O alerta vermelho de chuvas intensas foi emitido nesta manhã pelo Inmet, e o momento mais crítico permanecerá até às 15h em algumas regiões de Pernambuco e Alagoas. Entre elas, o instituto destaca as seguintes áreas:
- Metropolitana de Recife;
- Mata Pernambucana;
- Agreste Pernambucano;
- Leste Alagoano.
Nestas áreas de grande perigo, a previsão é de que chova mais de 60 mm/h, enquanto os ventos podem ultrapassar os 100 km/h, com risco de rajadas. Nestas condições, há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário“, informa o Inmet.
Parte das complicações projetadas já são observadas no Grande Recife. Por lá, viralizam relatos de ruas alagadas, deslizamento de barreira e queda de árvores. Inclusive, as aulas foram suspensas para reduzir o deslocamento, o que aumenta o risco de acidentes.
Após o momento mais agudo das chuvas intensas desta quarta, a região no Nordeste ficará sob alerta laranja do Inmet. Isso significa que as chuvas ainda irão continuar, mesmo que em menor intensidade.
Brasil enfrenta onda de calor?
De forma oposta a maior parte do Brasil, tomado pelas chuvas intensas, o calorão continua no Rio Grande do Sul. No estado, o Inmet divulgou um novo alerta vermelho para a onda de calor, que permanecerá até a próxima segunda-feira (10). Nessas condições, a temperatura está pelo menos 5 ºC acima da média histórica, o que pode agravar problemas de saúde. A hidratação durante o período é fundamental.
Para além do alerta máximo do Inmet e da onda de calor no Rio Grande do Sul, a previsão é que a maior parte dos estados continue a enfrentar as chuvas, mesmo que com menor intensidade. Isso porque foram divulgados alertas laranja e amarelo devido à intensidade das precipitações, o que deve ainda afetar São Paulo nos próximos dias.
Leia mais:
- Poeira do deserto do Saara transporta material radioativo da Guerra Fria
- Camada de gelo da Groenlândia racha mais rápido do que nunca
- Encontrado fóssil de vômito de animal de 66 milhões de anos
VÍDEO: é possível sentir o cheiro da chuva antes mesmo que ela chegue?
Leia mais matérias no ItechNews .