Já não é segredo para ninguém que as mudanças climáticas trazem sérias consequências. E uma delas impacta, veja só, o chocolate! Isso porque a produção de cacau enfrenta dificuldades com o calor e chuvas incomuns nos últimos anos. A informação vem de um relatório publicado na edição de março da revista Agricultural and Forest Meteorology.
- Por que o chocolate é tão irresistível? A ciência tem uma resposta!
- Chocolate amargo reduz em 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2
Segundo o artigo, as mudanças climáticas devem ter impacto negativo na produção de cacau na África Ocidental e Central, onde mais de 70% do cacau é cultivado.
Os pesquisadores mencionam que a situação causou uma explosão no preço do cacau, que é produzido a partir dos grãos do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essas mudanças climáticas foram causadas principalmente pela queima de petróleo, carvão e gás metano, e estão fazendo com que temperaturas mais altas se tornem mais frequentes na Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria.
Para chegar a essa conclusão, eles usaram dados de 44 áreas produtoras de cacau na África Ocidental e modelos de computador, e então analisaram a probabilidade de essas regiões enfrentarem temperaturas acima de 32ºC, acima dos níveis considerados ótimos para cacaueiros.
Mais calor e menos chocolate
O relatório calculou que, na última década, as mudanças climáticas adicionaram três semanas extras de calor acima de 32 °C na Costa do Marfim e em Gana durante a principal estação de cultivo, entre outubro e março.

Enquanto isso, em 2024, o ano mais quente da história, eles descobriram que as mudanças climáticas elevaram as temperaturas acima de 32 °C em pelo menos 42 dias em 75% das áreas analisadas.
O artigo pode ser encontrado na Agricultural and Forest Meteorology.
Outros impactos das mudanças climáticas
Existem vários impactos que a gente nem imagina, como a perda de sono, o aumento de relâmpagos e incêndios florestais e até da raiva dos cães. As mudanças climáticas também aumentam níveis de depressão e ansiedade.
Leia também:
- Mudanças climáticas mexem com o tempo e deixam dias ligeiramente mais longos
- Por que o chocolate fica branco com o passar do tempo? Ainda é seguro comer?
VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?
Leia mais matérias no ItechNews .