O Steam revelou que até o mês de janeiro de 2025, 42,87% dos seus usuários ainda utilizavam o sistema operacional Windows 10. Levando em consideração que a Microsoft encerrará o suporte ao SO em 14 de outubro de 2025, é uma parcela ainda muito grande de jogadores que devem migrar para o Windows 11 ou outros nos próximos meses.
- A importância das atualizações de drivers para GPUs
- Windows 11 remove compatibilidade de CPUs Intel Core de 8ª a 10ª gerações
Com o encerramento do suporte da Microsoft no fim do ano, o software não receberá mais atualizações de segurança e pode se tornar instável e até apresentar vulnerabilidades a malwares conforme o tempo passa. É esperado uma grande migração para o sistema operacional mais recente, embora muitos ainda resistam à ideia.
A pesquisa do Steam mostra que mais da metade já utiliza o Windows 11, com 53,46% dos usuários ativos. O número de jogadores com o Windows 7 continua baixo, agora atingindo a porcentagem de 0,15%; enquanto 1,40% usam alguma versão do MacOS (uma queda de 0,2% em comparação a dezembro de 2024) e cerca de 2% estão com Linux.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O fim do Windows 10 para o Steam
Mesmo lançado há quatro anos, o Windows 11 não agradou grande parte dos usuários e muitos se mantém na versão anterior do sistema operacional – como revelado na pesquisa do Steam. O fato é que estes terão de se atualizar de algum modo a partir do mês de outubro, para manter a integridade dos seus dados e arquivos.

Uma das maiores adversidades para os usuários é os requisitos necessários para rodar o Windows 11. Computadores com CPUs lançadas antes de 2018 não têm suporte ao sistema mais recente, fazendo com que muitos tenham de atualizar grande parte dos seus componentes ou, no caso de notebooks, até trocar seu dispositivo.
Movimento migratório
É possível que nos próximos meses uma grande parte dos usuários passe a migrar do Windows 10 para a versão mais recente, antecipando o fim do suporte da Microsoft ao sistema. No entanto, como isso poderá impactar os jogadores no Steam permanece incerto.
Vale notar que os usuários continuarão utilizando a plataforma e acessando seus jogos, isso não será alterado. No entanto, com o PC mais suscetível a vírus e malwares, terão de ter o cuidado redobrado quando estiverem navegando ou utilizando seus recursos. Os gamers precisam se atentar aos mods da comunidade e download de ROMs dentro de sites não-oficiais.

Enquanto o futuro cenário com o Windows 10 permanece uma incógnita, a pesquisa do Steam mostra também os componentes mais utilizados pelos usuários: a GPU NVIDIA GeForce RTX 3060, por exemplo, continua reinando no topo do ranking. Já em relação ao armazenamento, o mais utilizado é o de 1TB.
Vídeo: No YouTube, o comenta se um PC com inteligência artificial realmente faz diferença ou se é apenas mais uma moda passageira do mercado
Leia mais matérias no ItechNews .