A Intuitive Machines planeja lançar sua missão IM-2 em 26 de fevereiro, enviando o lander Athena ao nosso satélite natural. Além de levar a LSCS (Lunar Surface Communication System), carga útil da Nokia que vai ajudar as cargas úteis do lander a se comunicarem com o módulo e com a Terra, o Athena promete também ajudar a realizar a primeira transmissão musical da Lua ao nosso planeta.
- Confira as missões que vão ser lançadas à Lua em 2025
- Sons do universo: ouça músicas que transformam eventos cósmicos em arte
Em meio às cargas úteis do Athena, vai estar o Freedom, um data center comercial da Lonestar Data Holdings. A ideia é que o dispositivo ajude na transmissão da música “Children of Sky (A Starfield Song)”, da banda de rock Imagine Dragons. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o grupo e a Bethesda Softworks, responsável pelo jogo Starfield.
A banda Imagine Dragons e a Lonestar esperam que a ação ajude a fomentar o interesse público sobre a exploração espacial. “Nosso objetivo é inspirar a próxima geração de crianças a se empolgarem com o futuro do espaço e tecnologia, que é porquê de termos escolhido ‘Children of the Sky’ como a primeira música da história a ser transmitida da Lua”, explicou Ryan Micheletti, investidor da Lonestar.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Claro que a função do data center não se restringe apenas ao projeto com a música. Na verdade, o Freedom é o primeiro dispositivo do tipo que vai ser enviado ao nosso satélite natural, e seu objetivo é oferecer serviços de backup de dados durante a recuperação após desastres, além de capacidades de processamento de última geração.
4G na Lua
Já a LSCS vai ajudar na comunicação entre as cargas úteis e o Athena, permitindo o envio de dados e imagens à Terra. O sistema consiste em uma rede de conexão 4G que vai conectar landers e e rovers, com o objetivo de mostrar que tecnologias assim podem oferecer uma conexão eficiente e de alta capacidade para as futuras missões em nosso satélite natural.
A IM-2 tem lançamento previsto para o fim do mês com um foguete Falcon 9, da SpaceX, e marca a segunda missão lunar da Intuitive Machines — a primeira contou com o módulo de pouso Odysseus, que enfrentou uma série de desafios para pousar em nosso satélite natural. Mesmo assim, o feito tornou a Intuitive Machines a primeira empresa a pousar uma espaçonave com sucesso na Lua. Para tentar um pouso mais tranquilo desta vez, eles implementaram várias modificações no lander.
Leia também:
- Rede 4G chegará à Lua ainda em 2025, diz Nokia
- Odysseus: primeira sonda privada dos EUA hiberna na Lua após pouso
Vídeo: Curiosidades da Lua
Leia mais matérias no ItechNews .