Homem de Ferro e Doutor Destino têm muitas similaridades. Ambos são supergênios experientes em batalha e especialistas em tecnologia, e cada um possui seu arsenal robótico controlado por poderosas armaduras. Victor von Doom até mesmo já assumiu a identidade do Gladiador Dourado, e, em Avengers: Doomsday, veremos Robert Downey Jr. fazendo o caminho inverso no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). E daí fica a questão: qual dos dois é mais inteligente?

  • Homem de Ferro cria armadura especial para enfrentar o Doutor Destino
  • Doutor Destino Supremo massacra dois vilões clássicos do Capitão América
  • Universo Marvel: o que o Doutor Destino esconde sob sua máscara?

Bem, sabemos que Doom rivaliza com Reed Richards, também é uma das maiores mentes do Universo Marvel, ao lado do Professor Xavier — sim, o ex-líder dos X-Men até ludibriou o Senhor Fantástico e o Homem de Ferro juntos. E, agora que vemos um evento colocar o Doutor Destino contra os Heróis Mais Poderosos da Terra novamente, temos a prova de quem tem o intelecto superior.

Antes de mais nada, não custa relembrar de onde saiu a rivalidade entre Homem de Ferro e Doutor Destino. Isso aconteceu na saga Doomquest, publicada em Iron Man #149 e #150, em agosto e setembro de 1981, quando Doom tentou roubar Tony Stark e ambos foram enviados ao futuro alternativo de 2089, em uma Camelot futurista.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Tony Stark e Victor von Doom são retratados como iguais intelectuais, mas a disposição de Destino de misturar ciência com magia lhe concede uma vantagem distinta que nem sempre é reconhecida.

Homem de Ferro tenta provar à população mundial que Doutor Destino continua sendo uma ameaça (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Ainda assim há características que ambos têm em comum e que os colocam em situação de igualdade, não somente entre si, como também diante de oponentes teoricamente inferiores:  vaidade narcisista, inveja, arrogância e prepotência — com o Homem de Ferro ainda com o “extra” de possível recaída ao alcoolismo.

Doom é mais inteligente do que Stark

Bem, como dito, a Marvel fez questão de tirar essa questão a limpo antes mesmo da estreia de Robert Downey Jr. como Doutor Destino no MCU, mais precisamente em One World Under Doom #1, lançado recentemente.

Atenção para spoilers à frente de One World Under Doom #1!

Bem, na atual saga da Marvel, os Vingadores tentam derrotar o Doutor Destino enquanto ele conquista o mundo usando seus poderes como Mago Supremo. Doom vem tentando mostrar à população, a partir de transmissões audiovisuais, que os Vingadores apenas “vingam” a Terra, e não agem de forma proativa contra os problemas.

Stark acredita que os Vingadores estão em vantagem após conseguir uma gravação exclusiva que mostra um Doombot, um dos robôs do vilão, assassinando a sangue frio o líder da Hydra, o Barão Zemo. Mas o plano de provar que Destino continua sendo uma ameaça vai por água abaixo justamente devido ao intelecto superior de Doom.

O vilão já havia previsto que Stark faria justamente isso, e o Homem de Ferro cai certinho na cilada. Doom distorce a narrativa e, em vez de ser mostrado como um assassino, ele “comprova” à população mundial que “realizou em um dia o que os Vingadores vêm tentando fazer há décadas”, reforçando a adesão da opinião pública a seu favor.

Doom antecipa movimento de Stark e distorce a narrativa que os Vingadores estavam usando  Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Quando o Homem de Ferro derrota o Destino, geralmente é com a ajuda dos Vingadores. Mas em uma batalha um contra um, a mente estratégica e o domínio da magia de Destino dão vantagem decisiva — e Stark, mais uma vez, provou que sua prepotência, de subestimar um vilão tão perigoso, diminuem suas chances de vitória.

Leia mais matérias no ItechNews .