A inteligência artificial (IA) e o interesse por um consumo voltado à saúde e ao bem-estar devem marcar o futuro do mercado varejista, afirmou Fred Trajano, CEO do Magalu, na 8ª edição do Prêmio . O empresário esteve presente na cerimônia da premiação na noite desta quinta-feira (20) e destacou o novo ciclo estratégico do grupo que vai focar na integração tecnológica com os consumidores a partir do “cérebro da Lu”.

  • Prêmio | Saiba tudo sobre a 8ª edição
  • O que é inteligência artificial?

Na visão do CEO do Magalu, a tendência de consumo para os próximos anos será voltada para a qualidade e a longevidade de vida. “Tudo o que tiver relacionado a essa longevidade com qualidade, healthtech, foodtech, alimentos relacionados, suplementos nutricionais, tudo o que está relacionado à saúde, de equipamentos eletrônicos a suplementos a corrida, é uma tendência muito forte”, afirmou.

IA no varejo

Recentemente, Trajano viajou ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, junto com uma equipe do Magalu para definir o próximo ciclo estratégico da companhia e o desenvolvimento do Magalu Cloud. No evento, ele elencou três inovações tecnológicas significativas para os negócios do varejo: a internet, com e-commerce, o mobile, com os aplicativos, e agora a IA.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Eu vejo que a jornada de compra vai mudar significativamente. Uma jornada que hoje começa provavelmente num buscador, vai mudar para uma conversa com agente de IA – no nosso caso a Lu do Magalu. Vejo que vai ser um varejo mais conversacional”, destacou Trajano.

O executivo afirmou que a Lu tem um alto potencial de alcance, já sendo uma agente de IA que chega a 40 milhões de seguidores e fala com 20 milhões de pessoas por mês no WhatsApp.

“Estamos focando agora em desenvolver o ‘cérebro’ da Lu. Ela já tem uma inteligência que é boa, mas ela tem que ser muito melhor para de fato o consumidor fazer todo o processo de compra e pós-venda com ela, conversando com ela, sem precisar ir para um app”, explicou. 

Celebrar a genialidade

A integração do ao ecossistema do Magalu partiu do entendimento da varejista de diversificar suas fontes de receita. Durante o prêmio, Fred Trajano destacou o papel do no serviço de informações para a decisão de compra de produtos e carros e falou que é preciso “comemorar a genialidade”. 

“O prêmio do tem um papel super importante de, no meio de tantas opções, informar ou identificar aquilo que está fazendo realmente a diferença. É uma noite especial para a gente reconhecer, comemorar, cumprimentar todos àqueles que estão fazendo a diferença nas suas empresas e todos aqueles produtos que estão conquistando os corações dos consumidores”, parabenizou.

O que é o Prêmio ?

Em sua 8ª edição, a premiação de maior prestígio no reconhecimento do mercado de tecnologia no Brasil anunciou os vencedores e mostrou novas tendências no mercado nesta quinta-feira (20). O prêmio é uma iniciativa do que, desde 2017, indica os melhores serviços, marcas e produtos e já atingiu a marca de 2 milhões de votos até a última edição.  

A votação acontece de duas formas: com a participação do público, que vota de forma online, e com a escolha de um time de 92 jurados especializados. São analisadas as categorias de Produtos, Hardware, Games, Marcas Mais Desejadas, Serviços, CT Auto e Campeões de Vendas Magalu. Confira os vencedores da edição 2025.

Leia também:

  • 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT
  • O que é computação em nuvem?
  • Magalu Cloud libera todos os serviços com atendimento com ‘ginga brasileira’

Leia mais matérias no ItechNews .