A noite desta quinta-feira (20) foi palco do 8º Prêmio , premiando os melhores em diferentes categorias da indústria da tecnologia. Entre os vencedores, com votos do Júri Técnico, estão a AMD e Intel nas categorias de Melhor Processador Custo-Benefício e Melhor Processador para Jogos. E pela primeira vez na história do Prêmio, as marcas trocaram de lugar.
- Conheça os vencedores do Prêmio 7ª Edição
Ao longo da história do Prêmio , a Intel sempre foi reconhecida por apresentar os melhores processadores para jogos. Já a rival AMD ficava com o reconhecimento pelo melhor custo-benefício com suas CPUs. Na 8º edição, as empresas mudaram de papel e os protagonistas são o Ryzen 7 9800X3D e o Core i5-12400F, respectivamente.
AMD Ryzen 7 9800X3D: a melhor CPU para jogos
Lançado em novembro de 2024, há apenas três meses, o AMD Ryzen 7 9800X3D alcançou o topo dos comparativos de processadores para games. Já nos primeiros dias de disponibilidade, ele ganhou o selo de Rei dos Games, superando o antecessor, Ryzen 7 7800X3D, que já carregava esse título, e o poderoso Core i9-14900K.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A geração atual da Intel (Core Ultra 200 “Arrow Lake”), que já estava disponível, não apresentou qualquer ameaça ao novo Rei dos Games, nem mesmo com o SKU topo de linha, o Core Ultra 9 285K. Segundo a AMD, isso levou à falta de estoques de seu processador, já que a concorrente não conseguia oferecer um rival à altura.

O AMD Ryzen 7 9800X3D estreia a segunda geração da tecnologia 3D V-Cache de empilhamento de memória cache. Isso trouxe avanços significativos ao novo processador, que conta com mais cache e clocks mais elevados, sendo essas características, aliada à arquitetura Zen 5, que o colocaram no topo em jogos.
Intel Core i5-12400F: a melhor CPU custo-benefício
O processador que se encaixa no melhor custo-benefício do 8º Prêmio não é atual. O Intel Core i5-12400F foi lançado há 3 anos e faz parte de três gerações passadas quando falamos de CPUs do Time Azul. Passado todo esse tempo, com seus sucessores chegando, ele se tornou uma opção excelente, capaz de equilibrar desempenho e preço, que atualmente está abaixo dos R$ 800.

Por esse valor, com seus 6 núcleos de desempenho e 12 threads, operando a até 4,40 GHz, 18 MB de cache L3 e TDP base de 65W, essa CPU entrega boa performance em diferentes aplicações — seja uso básico, como navegação na internet, streaming e aplicações básicas; passando por jogos de todos os estilo; indo até mesmo a edição de vídeo, por exemplo.
O Intel Core i5-12400F usa o socket anterior, LGA-1700, e tem suporte a memórias DDR4 e DDR5 — oferecendo mais flexibilidade ao usuário na hora de escolher como quer montar o seu setup. Por ser da linha F, ele não conta com gráficos integrados, sendo necessário o uso de uma placa de vídeo dedicada no PC.
Leia mais matérias no ItechNews .