A OpenAI e a Microsoft devem anunciar o LLM GPT-4.5 nas próximas semanas, disseram fontes ligadas ao assunto para o The Verge. Contudo, a estreia do LLM nos serviços da Microsoft já deve ocorrer na semana que vem — não seria a primeira vez que a big tech passa a usar um LLM antes do anúncio oficial. As fontes ainda afirmam que o GPT-5 será lançado em maio.

Como dever ser o GPT-4.5?

Segundo rumores, o LLM GPT-4.5 será o último modelo da OpenAI sem linha de pensamento, que vem se tornando uma tecnologia “ultrapassada” quando comparamos com os modelos de raciocínio (reasoning em inglês) — também chamado de linha de pensamento.

Esse tipo de LLM ficou mais popular com a IA chinesa DeepSeek. Os modelos reasoning, como o recém-lançado Grok-3, exibem a linha de raciocínio usada para chegar na resposta apresentada.

O LLM GPT-4.5, que tem o codinome Orion, estava previsto para chegar no fim de 2024. Contudo, houve algum atraso no desenvolvimento e o lançamento foi adiado. Nesse meio tempo entre o GPT-4 e GPT-4.5, a OpenAI lançou LLMs mais dedicados, como o GPT-o3 mini e GPT-4o Mini.

GPT-5 deve trazer maior evolução nos LLMs da OpenAI

O GPT-5 é cotado como o maior avanço da OpenAI nos últimos anos. E não só pela promessa de um desempenho superior aos outros LLMs, mas porque ele irá unificar os outros modelos da empresa.

Assim o usuário não terá mais que escolher qual LLM ele deseja usar — o que pode ser feito na versão paga. Por exemplo, GPT-o3 e GPT-4o mini serão integrados ao GPT-5. Isso diminui a confusão no uso da IA, pois o usuário não precisa decorar ou pesquisar qual é o modelo ideal para o prompt que ele fará.

O possível lançamento do GPT-5 para maio pode estar ligado aos planos da Microsoft. No dia 19 de maio, a big tech inicia a conferência Microsoft Build, voltada para desenvolvedores.

Aliás, o Google I/O, evento equivalente ao Build, iniciará no dia 20 de maio. A big tech do buscador também apresentará novidades do Gemini no evento. A semana do dia 19 de maio será intensa para o mercado de inteligência artificial.

Com informações de The Verge

GPT-4.5: Microsoft deve usar novo LLM da OpenAI antes do lançamento oficial