Um novo estudo feito em parceria com diversas instituições, inclusive o MIT, oferece novas pistas sobre o porquê de a Terra ter se tornado um mundo habitável.

  • Lua de Saturno pode esconder sinais de vida devido ao movimento de seu oceano
  • Astrônomos descobrem a localização de uma rápida onda de rádio

Publicada na revista científica Science Advances neste mês, a pesquisa desafia as teorias tradicionais sobre a origem de alguns elementos da Terra, bem como dá uma possível explicação para a ausência de outros.

A questão gira em torno do fato de tanto a Terra quanto Marte serem pobres em elementos moderadamente voláteis (MVEs). Isso porque MVEs como cobre e zinco desempenham um papel crucial na química planetária, frequentemente acompanhando elementos essenciais à vida, como água, carbono e nitrogênio.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ao analisar meteoritos de ferro, que são restos dos núcleos metálicos dos primeiros blocos de construção planetários, os cientistas encontraram evidências de que os planetesimals (corpos rochosos ou de gelo que se formaram no início do Sistema Solar) eram ricos nesses elementos.

Até então, os cientistas acreditavam que os MVEs foram perdidos porque, na verdade, não se condensaram totalmente no início do sistema solar, ou simplesmente escaparam.

No entanto, este estudo revela uma história diferente: muitos dos primeiros planetesimais mantiveram seus MVEs, sugerindo que a Terra e Marte os perderam mais tarde. Provavelmente, durante um período de violentas colisões cósmicas que moldaram sua formação.

“Nosso trabalho […] mostra que os blocos de construção da Terra e de Marte eram originalmente ricos nesses elementos essenciais à vida, mas colisões intensas durante o crescimento planetário causaram seu esgotamento”, afirmou o professor líder do estudo, Damanveer Grewal, em comunicado à imprensa.

Leia também: 

  • ‘Sol artificial’ chinês estabelece recorde histórico de atividade
  • Onde termina a Terra e começa o espaço?

VÍDEO: USBs coloridas: tem ALGUMA diferença?

 

Leia mais matérias no ItechNews .