O Carnaval é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros, mas, na mesma medida, também é um período em que roubos e fraudes podem acontecer com maior frequência. Por isso, é preciso ficar atento a tentativas de golpes, como páginas falsas de aluguel, QR Code falso e muito mais.
- 6 funções de segurança da 99 para o Carnaval
- 6 funções de segurança da Uber para o carnaval
Veja os 5 golpes mais frequentes no Carnaval
A seguir, entenda o funcionamento dos seguintes golpes:
- Páginas falsas de aluguel de imóveis para temporada
- Golpe da maquininha
- Golpes de phishing através do Wi-Fi público
- Fraude em pagamentos por QR Code
1. Páginas falsas de aluguel de imóveis para temporada
No período de Carnaval, golpistas aproveitam o fluxo e interesse dos turistas em aluguéis de temporada online para aplicar golpes que envolvem um anúncio fraudulento ou até mesmo uma página falsa de reserva de imóveis com o objetivo de pedir um adiantamento ou valor integral do espaço.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para evitar, é importante utilizar plataformas confiáveis e também evitar depositar qualquer valor na conta do proprietário sem alguma garantia da locação.
2. Golpe da maquininha
Durante o Carnaval há uma dispersão grande de pessoas em que golpes feitos através de cartões e celulares habilitados para pagamentos por aproximação acontecem com maior facilidade. É o caso do uso de maquininhas com o visor quebrado, que dificulta a leitura do valor da compra — por isso, é sempre importante confirmar o preço.
Também é importante ficar atento ao fazer o pagamento para evitar casos de troca do cartão.

3. Golpes de phishing através do Wi-Fi público
A conexão feita através do Wi-Fi público pode oferecer alguns malefícios. Durante períodos como o Carnaval, agentes maliciosos podem criar sites falsos que simulam páginas de compras, bancos ou até mesmo e-mails para roubar informações ou bloquear celulares e aplicativos.
Para evitar sofrer algum tipo de golpe, caso seja necessário fazer a conexão, é interessante fazer uso de uma VPN confiável e não clicar em links desconhecidos.
4. Fraude em pagamentos por QR Code
Neste caso, golpistas trocam os QR Codes de pagamento por códigos falsos em que o dinheiro vai parar na conta de outra pessoa, enquanto o vendedor legítimo não recebe.
Antes de efetuar um pagamento com QR Code, verifique se o CPF ou CNPJ batem com o cadastro do vendedor. Caso tenha problemas, solicite um novo código ou utilize outra modalidade.
5. Fraude na compra de abadás e ingressos
Na época de Carnaval a venda de ingressos para blocos privados e abadás de eventos é feita frequentemente. Nesses casos, golpistas podem se aproveitar para fazer ofertas falsas através das redes sociais e sites.
Dessa forma, os foliões devem comprar apenas em sites oficiais para evitar riscos, e confirmar se o endereço do portal é legítimo ou não.
Outros métodos de segurança são evitar pagar para desconhecidos nas redes sociais, desconfiar sempre de preços muito abaixo do regular e realizar a compra apenas com vendedores credenciados.
Outras dicas de segurança no Carnaval
Confira outras dicas de segurança no Carnaval:
- Use uma pasta segura para armazenar aplicativos de bancos;
- Ative a autenticação em duas etapas;
- Anote o IMEI do celular através do número *#06#. Caso tenha o celular roubado, ligue para a operadora e peça o bloqueio do aparelho;
- Limite o valor máximo permitido para pagamentos por aproximação.
Leia mais:
- 7 apps essenciais para ter no celular no Carnaval
- 6 aplicativos de paquera para quem vai curtir os blocos de Carnaval
- 4 serviços do Google para curtir o Carnaval
VÍDEO: Saiba TUDO sobre o novo “modo ladrão” do Android
Leia mais matérias no ItechNews .