Quem vai curtir o Carnaval 2025 nas ruas e quer proteger o aplicativo do banco contra furtos e roubos pode seguir algumas dicas de segurança. É imprescindível que o celular tenha uma senha configurada na tela de bloqueio — mas, além disso, alguns truques para ocultar os aplicativos do banco podem ser bastante úteis e evitar prejuízos ainda maiores.

  • 6 funções de segurança da Uber para o Carnaval
  • Como ver a previsão do tempo para o Carnaval? Conheça 5 apps

6 dicas para proteger apps de banco no Carnaval

A seguir, o reuniu algumas dicas que podem ajudar a manter o app do banco seguro durante os bloquinhos. Entenda, abaixo, como cada uma delas pode ser útil:

  • Crie uma senha de bloqueio 
  • Configure um limite de uso para o app
  • Oculte os aplicativos da tela inicial 
  • Configure a Pasta Segura
  • Use o Modo Rua e funções semelhantes 
  • Ajuste os limites diários no aplicativo 

1. Crie uma senha de bloqueio 

Ter uma senha de bloqueio no celular é a regra número um para evitar que terceiros com acesso físico ao dispositivo consigam utilizar o aparelho — e, apesar de simples, a medida pode ser bastante útil para proteger o celular.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Normalmente, a criação da senha ou código de acesso é feita nos momentos iniciais da configuração de um novo dispositivo. No entanto, é possível adicionar uma nova senha ou modificar um código existente de forma descomplicada.

No Android, basta acessar as configurações e, dentro da aba segurança, entrar em “Bloqueio de tela” para definir uma senha. Já no iPhone, você deve entrar no menu “Face ID e Código”, dentro do app Ajustes, e alterar o código.

2. Configure um limite de uso para o app

Ativar o temporizador nos aplicativos do banco e definir um limite de tempo para o uso também pode ser uma medida útil para evitar golpes em casos de furto ou roubo. O recurso impede que o app do banco seja aberto quando o tempo limite for excedido e pode ser uma maneira útil de bloquear o acesso ao app. 

O temporizador pode ser configurado através do Tempo de Uso, no iPhone (iOS) e pelo Bem-estar Digital no Android.

3. Oculte os aplicativos da tela inicial 

Outra maneira útil para evitar que pessoas mal intencionadas consigam usar o seu aparelho e acessar os apps do banco em caso de perda, furto ou roubo consiste em ocultar os aplicativos das telas iniciais do dispositivo

A medida, apesar de simples, ajuda a manter o app mais “escondido” no celular, dificultando a ação de criminosos.

No Android, basta pressionar o app e arrastar até a opção “Remover”, para excluir o atalho. Enquanto isso, no iOS, toque no app e segure para abrir o menu. Depois, vá em “Ocultar e Exigir Face ID”, e confirme a ação. 

Oculte aplicativos da tela inicial do celular para dificultar o acesso (Imagem: Wallace Moté/)
Oculte aplicativos da tela inicial do celular para dificultar o acesso (Imagem: Wallace Moté/)

4. Configure a Pasta Segura

A Pasta Segura é um recurso nativo de celulares Samsung que também é bastante útil para esconder aplicativos no celular. Ao configurá-la, você pode ocultar os apps do banco das telas iniciais do smartphone para, então, só conseguir acessá-lo pelas configurações do celular e dificultar a ação de criminosos. 

Abaixo, veja como ativar o recurso:

  1. Acesse as configurações do celular;
  2. Clique sobre “Segurança e privacidade”;
  3. Toque em “Pasta Segura”;
  4. Configure uma senha;
  5. Aperte “Avançar”;
  6. Selecione os aplicativos do banco para escondê-los na pasta;
  7. Clique em “Adicionar”;
  8. Para ocultar a pasta, clique sobre as reticências;
  9. Depois, sobre “Configurações”;
  10. Desative a opção “Adicionar Pasta Segura à Tela de aplicativos”.

A partir de então, a Pasta Segura só poderá ser acessada através das configurações do celular.

5. Use o Modo Rua e funções semelhantes 

Instituições financeiras também contam com recursos de segurança que podem ser úteis no Carnaval e em outros eventos em que pessoas acabam passando mais tempo na rua e em comemorações com muitas aglomerações. 

O “Modo Rua”, por exemplo, permite que usuários configurem um valor máximo para compras e pagamentos quando estiverem na rua, evitando prejuízos financeiros. Também existem opções para bloquear cartões pelo app caso tenha a carteira furtada ou roubada, por exemplo.

6. Ajuste os limites diários no aplicativo 

Outra dica que pode evitar prejuízos ainda maiores é ajustar os limites diários para pagamentos, transferências e Pix no aplicativo do banco. Assim, por mais que o seu celular acabe em mãos erradas, ainda é possível dificultar a ação de criminosos com essas medidas. 

Os procedimentos podem variar de acordo com o aplicativo da instituição, mas, em geral, é possível ajustar os limites de compras na aba “Cartão”. Já os limites do Pix podem ser configurados na área dedicada ao método de pagamento. 

Veja mais do :

  • 6 cuidados para ter com o celular no Carnaval
  • 4 serviços do Google para curtir o Carnaval
  • Onde tem bloco hoje? 3 apps para seguir ou evitar

VÍDEO: Seguro de celular para o carnaval: sim ou não?

 

 

Leia mais matérias no ItechNews .