
Resumo
- A Nvidia confirmou um problema nas RTX 5090 e 5070 Ti, causado pela falta de oito ROPs, o que reduz em 4% o desempenho gráfico, em média.
- A empresa afirma que menos de 0,5% das unidades dessas placas são afetadas, classificando o defeito como raro.
- Caso o problema seja identificado — através de softwares como o GPU-Z, por exemplo —, a Nvidia recomenda contatar o fabricante para substituição, pois se trata de uma falha de hardware.
Ninguém espera pagar caro por uma GeForce RTX 5090 ou RTX 5070 Ti e descobrir que ela tem um defeito de fabricação. Mas é o que vem acontecendo. A Nvidia confirmou que algumas dessas placas de vídeo chegaram ao mercado com componentes do tipo ROP (para renderização) faltando.
O problema foi reportado pelo site TechPowerUp, que afirma ter identificado o problema em placas fabricadas por marcas como Zotac, MSI, Manli, Gigabyte, Palit e Inno3D. Inicialmente, parecia que apenas algumas placas RTX 5090 e RTX 5090D tinham ROPs ausentes, mas a Nvidia confirmou que o problema também foi identificado em unidades RTX 5070 Ti.
Como o defeito foi encontrado no produto de diversos fabricantes e envolve um componente muito específico, fica claro que o problema afeta o chip gráfico em si, não a placa onde ele foi instalado.
Felizmente, o problema não envolve muitas unidades. Pelo menos é o que a Nvidia dá a entender. A companhia afirma que menos de 0,5% das placas GeForce RTX 5090/5090D e 5070 Ti têm o defeito, razão pela qual considera que o problema é raro.
O que a falta de ROPs na GPU pode causar?
ROP é a sigla para Render Output Unit. Trata-se se um dos vários componentes de uma placa de vídeo da Nvidia. A sua função é atuar na etapa final da renderização de imagens. Por isso, um problema com esse tipo de componente pode causar queda de desempenho na GPU.
O defeito em questão faz placas GeForce RTX 5090/5090D e 5070 Ti apresentarem oito ROPs a menos do que deveriam ter. De acordo com a Nvidia, o problema faz o desempenho gráfico da GPU cair 4%, em média, não havendo impacto direto em cargas de trabalho de IA e computação.

Em nota enviada a veículos como o Tom’s Hardware, a Nvidia informa que o defeito consiste na ausência de uma unidade ROP. Neste ponto, vale esclarecer que uma unidade ROP representa um conjunto de oito ROPs.
A Nvidia orienta o usuário que tem uma placa RTX 5090/5090D ou 5070 Ti com o defeito a entrar em contato com a fabricante da unidade para solicitar a sua substituição. É o caminho mais óbvio, afinal, a falha consiste em um problema de hardware que não pode ser resolvido com uma atualização de firmware, por exemplo.
Uma forma de identificar o problema é usando softwares como o GPU-Z, que descrevem as características técnicas da placa de vídeo. No caso de uma GeForce RTX 5090, a ferramenta deve mostrar 176 ROPs. Se for uma GeForce RTX 5070 Ti, 96 ROPs. Se, em qualquer dos casos, houver oito ROPs a menos, provavelmente, a placa está com o defeito de fabricação.
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
You must be logged in to post a comment.