
Resumo
- A startup Perplexity anunciou o Comet, seu próprio navegador com IA.
- O produto ainda não foi lançado, mas já conta com uma lista de espera para os interessados. A empresa promete “reinventar o navegador”.
- A Browser Company, responsável pelo Arc para Windows e macOS, desenvolve um projeto similar chamado Dia, navegador que sugere informações e organiza links.
A startup de inteligência artificial Perplexity lançará em breve seu próprio navegador, chamado Comet. O produto foi anunciado pela companhia em uma publicação no X (antigo Twitter). O post não dá muitos detalhes, descrevendo o Comet apenas como “um navegador para busca com agentes, feito pela Perplexity”.
Em um e-mail enviado ao TechCrunch, a empresa prometeu “reinventar o navegador”. Por enquanto, o Comet não está disponível, mas já existe uma lista para se cadastrar e ser avisado quando houver novidades.
Comet: A Browser for Agentic Search by Perplexity
Coming soon. pic.twitter.com/SwVSwudgtN
— Perplexity (@perplexity_ai) February 24, 2025
A Perplexity não é a única empresa visando este mercado. A Browser Company, responsável pelo Arc para Windows/macOS e o Arc Search para Android/iOS, está preparando um navegador chamado Dia.
Em uma demonstração, o Dia realizou tarefas como sugerir informações, reunir links abertos para enviar por email e encontrar produtos de uma lista na Amazon, colocando tudo no carrinho.
O que é um “agente” de IA?
No contexto da IA, quando se fala de “agente” ou “agêntico”, isso significa uma ferramenta capaz de realizar tarefas em aplicativos ou em um navegador. É um passo além das ferramentas de IA generativa que vimos nos últimos anos, que são capazes de gerar textos ou imagens.
Por enquanto, os agentes de IA estão mais voltados para a web do que outros aplicativos.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, lançou recentemente o Operator, que é capaz de entender interfaces de sites e realizar tarefas pedidas pelo usuário, escritas em linguagem natural, sem precisar de comandos específicos. A promessa é que a IA consiga dar conta de comprar passagens aéreas ou fazer reservas em restaurantes, por exemplo.

O Google é outra gigante da tecnologia a ter uma solução do tipo. O chamado Project Mariner, ainda em desenvolvimento, visa criar uma extensão para o Chrome com os mesmos objetivos do Operator: receber pedidos e realizar tarefas em sites.
O que mais a Perplexity lançou recentemente?
A Perplexity vem lançando várias ferramentas nos últimos meses — o navegador Comet será mais uma delas. Além dele, a startup apresentou:
- Um produto de “pesquisa profunda”, que dá respostas mais completas a partir de buscas na web. OpenAI e Google tem ferramentas semelhantes.
- Um assistente para Android, que promete realizar tarefas em diferentes apps.
- Uma API para empresas e desenvolvedores oferecerem a busca com IA da Perplexity.
Com informações de TechCrunch
Perplexity anuncia navegador Comet, com IA para buscas
You must be logged in to post a comment.