O lander Blue Ghost, da norte-americana Firefly Aerospace, capturou novas imagens da órbita da Lua. A espaçonave entrou na órbita do nosso satélite natural na última semana e vem se preparando para tentar pousar na superfície lunar no domingo (2).
- Confira as missões que vão ser lançadas à Lua em 2025
- Lander Blue Ghost captura momento extraordinário de eclipse visto do espaço
As imagens foram publicadas na segunda (24) no X, antigo Twitter. “A terceira e última manobra lunar do Blue Ghost está completa!”, escreveram os oficiais da Firefly na publicação. “No início da manhã, nosso #GhostRiders realizou um acionamento dos seus motores por 16 segundos com nossos propulsores RCS para entrar em uma órbita lunar baixa e quase circular”, acrescentaram.
Earth rise, Earth set, repeat! Blue Ghost’s third and final lunar orbit maneuver is complete! Early this morning, our #GhostRiders performed a 16-second burn with our RCS thrusters to enter a near-circular low lunar orbit. Up next, we’ll perform a 19-second Descent Orbit… pic.twitter.com/B8ptv1D0yv
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) February 24, 2025
O vídeo mostra a superfície lunar e suas várias crateras enquanto a Terra aparece brevemente ao fundo, acompanhada pelo brilho do Sol. As imagens foram capturadas enquanto o Blue Ghost orbitava nosso satélite natural após uma manobra.
Enquanto o grande dia não chega, a Firefly já adiantou um pouco dos próximos passos da missão. “Em seguida, vamos realizar uma inserção orbital descendente de 19 segundos em nossa aproximação máxima da Lua para iniciar a descida a Mare Crisium, o destino do Blue Ghost, em 2 de março”, acrescentaram.
A missão, chamada Ghost Riders in the Sky, é uma das iniciativas do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA. O CLPS faz parte do programa Artemis, e tem o objetivo de fechar contratos com empresas privadas para o envio de cargas úteis da agência espacial norte-americana à Lua. Assim, o Blue Ghost leva em seu interior 10 cargas da NASA.
Pousar na Lua não é fácil, mas se tudo correr bem a Firefly Aeroespace vai se tornar a segunda empresa privada a conseguir o feito. A primeira foi a Intuitive Machines, que desceu seu lander Odysseus à superfície lunar em 2023.
Leia também:
- Lander lunar tira foto da Terra como “bola de gude azul” no espaço
- Onde termina a Terra e começa o espaço?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia mais matérias no ItechNews .