Em 2020, os fãs foram à loucura com uma citação à Crise Secreta: um evento que serviria como um grande crossover entre DC e Marvel. Visto pelo próprio Dr. Manhattan (Watchmen) no futuro do Superman, ele afirma ter presenciado o super-herói ao lado de Thor e um “colosso verde” mais forte que o próprio Apocalipse (que só pode ser o Hulk). Isso aconteceu na parte final da maxissérie O Relógio do Juízo Final, lançada entre 2017 e 2019.
- As 10 melhores histórias do Homem-Aranha de todos os tempos
- Marvel vs DC: saiba por que demorou 22 anos até esse mais importante crossover
Já nas HQs da Marvel, um cataclisma também foi visto por Thor em 2020, enquanto ocupava o lugar do “Pai-de-Todos” na sua revista solo. A partir disso, ele viu uma tragédia chamada de Inverno Negro — que eliminou o planeta de Galactus e também se saiu vitorioso contra a Liga da Justiça em seu universo original.
Agora, cinco anos depois, a DC e a Marvel admitem que estão trabalhando juntas em um crossover e a expectativa dos fãs é alta para ver a “Crise Secreta” ocorrer. Mas será que veremos a Liga da Justiça e os Vingadores juntos através deste mega evento?
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Compreendendo o conceito da Crise Secreta
Para entender de onde surgiu a Crise Secreta, temos de analisar os grandes eventos tanto da DC quanto da Marvel. É notável que o lar de Superman, Batman e Mulher-Maravilha sempre insere a palavra “Crise” para se referir a grandes acontecimentos em suas HQs: Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita, Crise Final, Crise Sombria etc.

Já a Marvel adotou outra terminologia para seus eventos: “Secreta”. Uma grande parte das atividades que envolvem todos os super-heróis da editora carrega esse nome: Guerras Secretas, Invasão Secreta, Império Secreto, Guerra Secreta (não confundir com a que está no plural) entre outras. A esta altura do texto, já deu para compreender que é uma tendência que ambas usam em abundância, certo?
O nome “Crise Secreta” foi uma forma que o autor Geoff Johns teve de referenciar ambas as terminologias em sua saga O Relógio do Juízo Final no ano de 2020. Ainda que seja possível que o escritor tivesse informações privilegiadas e soubesse das negociações entre as duas editoras, o nome não passou de uma grande referência para os leitores.

Tanto que, na sua história, Dr. Manhattan afirma que este arco seria visto apenas em 2030 (dez anos depois da sua publicação original). Levando em consideração que possivelmente havia conversas sobre um novo crossover, ele se concretizou antes e veremos o primeiro capítulo desta nova parceria ainda em 2025.
É bom deixar claro: nada impede que a DC e a Marvel adotem o nome como oficial e tragam a Crise Secreta como o evento central do seu crossover. No entanto, tudo que se sabe é que as primeiras HQs que misturam os personagens dos Vingadores com a Liga da Justiça serão publicadas no fim de 2025.
Ligação entre Inverno Sombrio e Crise Secreta?
Não se sabe se o Inverno Sombrio pode levar os personagens da Marvel e da DC a trabalharem juntos. Ainda que Thor pense ter acabado com a ameaça, o Observador já notou que esta crença do deus do trovão é falsa: indicando que teremos o seu retorno em algum momento.

Porém, nenhum redator está preso neste conceito e podem atribuir o crossover a algo totalmente diferente. Sabemos que existirão dois one-shots, um chamado DC/Marvel e outro chamado Marvel/DC. Eles podem estabelecer algo fora do conceito do Inverno Negro e até desta Crise Secreta, então resta aguardar para ver o caminho que seguirá.
Crise Secreta é o nome perfeito
Ainda que existam muitas incertezas, não dá para negar que Crise Secreta seria o nome perfeito para o crossover entre as duas editoras. Em termos de magnitude, marketing e até do que ambas estabelecem, seria a proposta ideal para a união entre Marvel e DC.
Se Dr. Manhattan estiver correto, ela ocorrerá em 2030. Porém, os fãs não teriam problema se ela ocorresse cinco anos mais cedo, não é? E quem sabe se o crossover atual não for um “preview” de algo maior que ocorrerá entre os dois universos no futuro? Quantas vezes não vimos histórias grandes que prepararam o terreno para tragédias maiores?
As expectativas são altas, até pela própria previsão de que veremos Hulk morrendo para salvar Superman. Se há algo poderoso o bastante para eliminar o Golias Esmeralda e unir as forças da DC e Marvel contra uma ameaça, com certeza é algo que valerá a pena ler quando chegar.
Crossovers entre Marvel e DC
Por serem concorrentes diretas na indústria de histórias em quadrinhos, o encontro entre Marvel e DC é muito aguardado pelos fãs. No entanto, esta não é a primeira vez (e vamos torcer para não ser a última) que ambas unem forças em prol de uma grande história.

A primeira trama que ambas trabalharam juntas foi para trazer Superman e Homem-Aranha juntos em 1976. Ele abriu as portas para outras parcerias, como Batman e Hulk, Batman e Justiceiro, X-Men e Jovens Titãs, Homem-Aranha e Batman e até o confronto DC vs. Marvel.
No passado foi criado até mesmo o Universo Amálgama, que misturava os super-heróis de ambas editoras. Na época vimos o surgimento do Garra Negra (Batman e Wolverine), Super Soldado (Superman e Capitão América), Doutor Strangefate (Doutor Estranho e Senhor Destino) entre outros.
A última vez que ambos se uniram foi quando a Liga da Justiça da América e os Vingadores se encontraram em 2003. Ou seja, já se completaram mais de vinte anos desde que vimos ambas trabalhando em conjunto (o que pode estar ligado diretamente ao interesse de criar HQs que se conectem ao universo cinematográfico e das séries). Em 2024 as duas decidiram reimprimir esses crossovers, mostrando que a intenção agora é de seguirem juntas para o futuro.
Leia mais matérias no ItechNews .