A Intuitive Machines planeja lançar nesta quarta (26) a IM-2, sua segunda missão à Lua. O lançamento está previsto para acontecer às 21h17 no horário de Brasília na Flórida, nos Estados Unidos, com um foguete Falcon 9, da SpaceX.
- Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
- 3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos
A IM-2 vai levar ao nosso satélite natural o lander Athena, equipado com vários instrumentos de ciência lunar e demonstrações de tecnologia. A ideia é que estes dispositivos ajudem os cientistas a entenderem melhor o ambiente lunar, bem como os recursos disponíveis lá.
Aliás, a análise dos recursos lunares é um dos principais objetivos da missão. Para isso, o Athena vai liberar o experimento PRIME-1 (Polar Resources Ice Mining Experiment 1), da NASA, composto por dois instrumentos. Os dispositivos vão extrair e analisar material lunar a até 1 metro de profundidade em busca de voláteis como água e dióxido de carbono.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Go Athena!@Int_Machines’ flight, IM-2, is scheduled to launch on Feb. 26 from @NASAKennedy and land at a location near the lunar South Pole. The IM-2 mission is a part of @NASA’s lunar delivery initiative to conduct science and tech on the Moon for the benefit of all. pic.twitter.com/JUhzYE8Umr
— NASA Artemis (@NASAArtemis) February 21, 2025
A IM-2 faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA. Por meio da iniciativa, a agência espacial fecha contratos com empresas privadas para levar instrumentos científicos e demonstrações de tecnologia à superfície lunar, expandindo a pesquisa e a exploração para as futuras missões tripuladas por lá.
Após o lançamento, o Athena deve em uma jornada de aproximadamente cinco dias rumo à órbita lunar. Entre 1,5 e 3 dias depois, ele vai tentar pousar. Se tudo correr bem, o Athena vai passar 10 dias terrestres em operação na superfície lunar.
A nova missão da Intuitive Machines vem após o sucesso da IM-1, que levou o lander Odysseus ao nosso satélite natural em 2024. O lander conseguiu pousar na Lua, mas ficou parcialmente tombado. “Desta vez, esperamos pousar em uma posição mais precisa”, comentou Trent Martin, vice-presidente sênior de sistemas espaciais na empresa.
Leia também:
- Por que ainda é tão complicado pousar na Lua?
- Eclipse lunar em 2025: saiba quando ver a “Lua de Sangue” no Brasil
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia mais matérias no ItechNews .