O que um dia já foi característico de jovens ou rebeldes, hoje se tornou um acessório comum. Ter um piercing não é só normal como há cada vez mais lugares especializados na aplicação dessas pequenas joias. Mas será que é seguro?

  • Praticar pouco exercício físico, mas de maneira intensa, reduz risco de demência
  • Taturana: o que fazer em caso de queimadura?

Abaixo, veja as principais perguntas e respostas sobre o tema, respondidas pelo médico Vinícius Prieto, Cirurgião Plástico do Hospital Albert Sabin (HAS):

  1. Como é a cicatrização dos piercings?
  2. Quanto tempo demora para cicatrizar?
  3. Onde é mais seguro colocar piercing?
  4. Onde é menos seguro colocar piercing?
  5. Quais os sinais de que algo está errado?

1- Como é a cicatrização?

Segundo Prieto, a cicatrização depende de vários fatores, como a nutrição da pessoa e doenças prévias. É sabido que o diabetes, por exemplo, e outras doenças vasculares podem piorar esse processo. Pessoas que fumam também apresentam menor oxigenação dos tecidos e, consequentemente, uma cicatrização pior. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

2- Quanto tempo demora para cicatrizar?

O médico diz que, de forma geral, demora em média de um ano e meio a dois, no máximo, para estar totalmente cicatrizado, em nível microscópico. Agora, feridas na pele levam em torno de três e quatro semanas para fecharem completamente.

Já na boca e em outras mucosas, a cicatrização é mais rápida porque essa região é muito vascularizada. No entanto, são áreas bastante contaminadas, seja pela saliva ou fluidos corporais, então também estão mais suscetíveis a infecções.

3- Onde é menos seguro colocar piercing?

A clavícula, segundo o cirurgião plástico, é a região mais perigosa, porque nesse local passam veias de grande calibre e pressão. Nesse ponto do corpo é comum ver piercings do tipo “microdermal”, no qual a  base que segura a joia fica debaixo da pele. Ou seja, não há o furo de saída para o acessório.

Cartilagem, septo e orelha, tem vascularização mais deficiente porque são cartilagens. No entanto, segundo o médico, a orelha e o nariz ainda são locais considerados seguro (leia mais abaixo).

4- Qual lugar é mais seguro para colocar piercing?

“O lugar que a gente pode considerar menos pior de se fazer um piercing, acredito que seja no tecido cutâneo, de uma maneira geral, fugindo dessas regiões que eu falei, né?”, frisa o médico.

Então, piercings na orelha, mesmo no mamilo, e no nariz, são menos piores do que na clavícula e nas regiões íntimas.

Mas, ainda assim, o cirurgião avisa que apesar de o mamilo não ser uma região problemática do ponto de vista cicatricial, a aplicação da joia e a cicatrização tendem a ser bastante dolorosas, uma vez que a área tem muitas terminações nervosas. 

5- Quais os sinais de que algo está errado?

De acordo com o médico, o primeiro indício de que algo não vai bem é quando a região fica mais avermelhada e inchada. Se ao colocar a mão e sentir quente, com dor intensa e pulsante, também é motivo para preocupação, porque é um sinal de infecção. 

“Nessas situações, o, o ideal é retirar o piercing, porque a bactéria pode se alojar nesse material e criar o que a gente chama de biofilme. Então a gente tem que tirar o material e entrar com tratamento antibiótico. Seja tópico, aplicando ali uma pomada no local ou oral, em alguns casos até na veia”, afirma.

Leia também:

  • Quais fatores mais agravam o envelhecimento: hábitos ou genética?
  • Comer nozes no café da manhã pode melhorar a função cerebral, aponta estudo

VÍDEO: Coisas que seu Smartphone é capaz de fazer (mas) você não usa (ou) esqueceu que ele faz

 

Leia mais matérias no ItechNews .