A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (27) o novo modelo de IA GPT-4.5, considerado o maior já feito pela empresa. A criadora do ChatGPT destacou o maior vocabulário, melhoria na intuição para interagir com os comandos e redução nas alucinações (quando a IA inventa informações).
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A empresa, no entanto, reforça que o GPT-4.5 não é um modelo de fronteira, ou seja, o mais inteligente da companhia — os modelos de raciocínio o1 e o3-mini superam em alguns aspectos, mas a versão 4.5 é a melhor opção para tarefas diárias e conversas. O modelo consegue captar dicas sociais, como expressões que indicam alguma emoção, e tem maior compreensão do contexto no chat.
Durante a demonstração, a OpenAI reforçou que a IA consegue trazer respostas completas em pouco tempo e formatá-las de forma concisa. Por enquanto, a novidade ficará restrita em prévia de pesquisa para assinantes de planos pagos.
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GPT-4.5 é mais preciso e menos confuso
Dados de performance do novo modelo mostram que ele é superior a outras versões da OpenAI para mostrar a precisão das respostas. A taxa de alucinação também foi a menor entre as variantes e superou o o1 no quesito.
De acordo com a desenvolvedora, isso ocorre graças a um processo chamado “aprendizado sem supervisão”, usado para treinar a IA sem o gerenciamento de um humano durante as etapas. A OpenAI entende que esse aprendizado e o raciocínio são dois eixos de inteligência para criar novos modelos, enquanto as variantes o1 e o3 se destacam no segundo aspecto.
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Aos poucos, a empresa segmenta as funções de suas IAs. A família GPT segue como uma opção para assuntos gerais, enquanto as variantes o1 e o3 são focadas para tarefas mais complexas e que podem exigir mais tempo para uma conclusão.
“O GPT-4.5 não pensa antes de responder, o que deixa seus pontos positivos particularmente diferentes de modelos de raciocínio como o OpenAI o1”, explicou a companhia, que reforça que cada abordagem pode ser usada para complementar a outra.
Somente em planos pagos
O GPT-4.5 no ChatGPT está disponível apenas para assinantes do plano Pro, o mais caro da empresa, com valor de US$ 200 por mês (cerca de R$ 1.160 na conversão direta). Desenvolvedores que assinam os serviços pagos da API também poderão testar a novidade.
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