O Volkswagen Tera está em contagem regressiva para ser lançado no Brasil. Nesta quinta-feira (27), a marca alemã confirmou que o SUV será revelado durante o Carnaval, neste final de semana, desfilando na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
- Navio da BYD com 5,5 mil carros chega ao Brasil; CT Auto acompanhou
- Carros elétricos da BYD, VW, Stellantis e Tesla entram na mira do governo
Criado para ser o menor SUV da Volkswagen no Brasil, o Tera é uma aposta que pode agitar ainda mais o segmento dos utilitários esportivos. Afinal, ele vai brigar em uma faixa abaixo do Nivus, sendo um rival direto de Fiat Pulse e Renault Kardian.

As dimensões do VW Tera ainda não foram divulgadas, mas ele deve ter pouco mais de 4 metros de comprimento, tendo um porte semelhante ao do Polo. E o preço inicial do novo SUV deve ser próximo das versões topo de linha do hatch, assim como acontece com Fiat Argo e Pulse.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Detalhes do Volkswagen Tera
Nas novas imagens reveladas, é possível notar uma assinatura em LED dos faróis, o que entrega que essa deve ser a versão topo de linha do Tera. A cor escolhida para a divulgação do carro parece ser a Vermelho Sunset, a mesma utilizada no lançamento do Nivus, despedida do Gol e estreia do Polo 1st Edition.
Em outra foto, é possível ver o desenho das rodas, que serão diamantadas e em formato de estrela estilizada. O cubo de roda terá cinco furos, como no Polo, Nivus e T-Cross, sendo diferente do Polo Track, que utiliza quatro furos. Também uma parte da traseira fica à mostra, sendo possível notar a subida que a linha de cintura faz na parte traseira, com vincos mais fortes para alargar o desenho da carroceria.
Motores
No lançamento é esperado que o VW Tera seja apresentado com o propulsor 1.0 turbo TSI de 116 cv, o mesmo utilizado no Polo. Pode ser que haja uma opção manual, com caixa de cinco marchas, e transmissão automática de seis marchas nas versões mais completas.

Recentemente, rumores dizem que haverá uma versão mais simples do Tera com o motor 1.0 aspirado MSI, que desenvolve 84 cv. Entretanto, será necessário aguardar o lançamento para que esses detalhes sejam revelados, já que essa versão mais simples pode ser lançada apenas daqui uns meses.
Leia também:
- Chevrolet Onix ganha melhorias e fica mais potente
- Como é o centro de distribuição da BYD no Brasil?
- É possível escolher a combinação de letras e números na placa Mercosul?
Leia mais matérias no ItechNews .