O lander Athena tirou suas primeiras “selfies” com a Terra enquanto segue viagem à Lua. A espaçonave da Intuitive Machines foi lançada na missão IM-2 rumo ao nosso satélite natural na quarta (26), com um foguete Falcon 9, da SpaceX.
- 5 tecnologias criadas pela NASA para chegar à Lua que mudaram a vida na Terra
- Confira as missões que vão ser lançadas à Lua em 2025
As fotos foram feitas pouco após o Athena ser liberado no espaço. Nas imagens, é possível ver a Terra ao fundo, imersa na escuridão do espaço, bem como uma parte do estágio superior do foguete Falcon 9.
After liftoff on February 26, Athena established a stable attitude, solar charging, and radio communications contact with our mission operations center in Houston. The lander is in excellent health, sending selfies, and preparing for a series of planned main engine firings to… pic.twitter.com/Re5IgDDPBY
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 27, 2025
Estas imagens indicam que tudo parece correr bem na missão IM-2. “O Athena estabeleceu atitude estável, carregamento solar e contato via comunicação de rádio com o Centro de Operações de Missão da empresa em Houston após o lançamento”, escreveu a Intuitive Machines.
Segundo eles, o lander está em excelente estado. Agora, o Athena se prepara para executar uma sequência de acionamentos dos seus motores para ajudar sua trajetória antes da inserção na órbita lunar, que deve acontecer na segunda (3). “A Intuitive Machines espera uma oportunidade de pouso lunar em 6 de março”, acrescentaram.
Missão lunar da Intuitive Machines
A Intuitive Machines enviou o Athena à Lua por meio do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS). Trata-se de uma iniciativa da NASA que permite que a agência espacial envie instrumentos científicos e tecnológicos à Lua de “carona” em espaçonaves privadas, como o Athena.
Assim, a principal carga útil da missão é o instrumento PRIME-1 (sigla de “Polar Resources Ice Mining Experiment 1”), composto por uma broca e um espectrômetro de massa. Juntos, os dispositivos vão ajudar os cientistas a entenderem a quantidade e acessibilidade de água congelada no polo sul da Lua, perto de onde o lander vai pousar.
Leia também:
- Por que ainda é tão complicado pousar na Lua?
- 5 coisas importantes que a Lua pode nos ensinar
Vídeo: Curiosidades da Lua
Leia mais matérias no ItechNews .