A Microsoft vai desativar o Skype após mais de 20 anos de existência do serviço: a empresa confirmou o fim da plataforma, previsto para ocorrer no dia 5 de maio deste ano. No lugar do app, usuários poderão migrar para o Teams. 

  • Snapchat, Angry Birds e mais: relembre 7 apps que fizeram bastante sucesso
  • Cemitério da Microsoft | 10 programas e serviços abandonados pela MS

De acordo com um comunicado oficial publicado pela MS, os perfis do Skype poderão sincronizar o histórico de mensagens, os grupos e os contatos automaticamente ao entrarem no Teams com a conta do serviço, mas também poderão exportar os dados caso queiram criar uma nova conta.

Teams como sucessor

A transição para o Teams era esperada, visto que a Microsoft concentrou tarefas pessoais, acadêmicas e profissionais no aplicativo. O app, inclusive, substituiu oficialmente o antigo Skype For Business (versão corporativa do app) em 2019.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, o Teams já usou alguns protocolos que existiam no Skype para facilitar as chamadas de áudio e vídeo. O mensageiro azul perdeu força nos últimos anos, especialmente com a popularidade de apps como Google Meet, Zoom e até as ligações do WhatsApp, então faz sentido a Microsoft concentrar a comunicação num único app.

Encerrar serviços antigos também não é grande novidade para a MS — basta lembrar do MSN Messenger ou do Wordpad, por exemplo. Existe até um site que reúne todos os produtos e plataformas descontinuadas pela empresa num “cemitério”. 

Skype vai passar o bastão para o Microsoft Teams (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Skype abriu portas para a comunicação pela internet

O Skype foi uma das principais plataformas para a comunicação VoIP (“Voice over IP”) na internet na década de 2000 e no começo da década de 2010: por muito tempo, foi a opção escolhida por pessoas que precisavam fazer chamadas de vídeo ou áudio pela internet, enquanto outros serviços concorrentes ainda eram precários.

A ferramenta foi lançada em 2003 e comprada pela Microsoft em 2011 por US$ 8,5 bilhões. Nos últimos anos, o app perdeu força para concorrentes (incluindo o próprio Teams).

Leia também:

  • O que é Microsoft Teams? | Guia de recursos
  • 10 dicas para usar o Microsoft Teams da melhor forma
  • Como ingressar em reunião do Microsoft Teams

VÍDEO: veja os produtos e serviços premiados no Prêmio

 

Leia mais matérias no ItechNews .