Sunita “Suni” Williams e Barry “Butch” Wilmore, os astronautas que passaram meses “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS), finalmente voltaram à Terra. Após mais de 280 dias em órbita eles retornaram junto do astronauta Nick Hague e do cosmonauta Aleksandr Gorbunov em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX.
- Astronauta ouviu barulho estranho vindo da cápsula Starliner
- Astronautas “presos” no espaço deixam ISS; veja detalhes da volta à Terra
A espaçonave desceu às águas do Golfo do México. Em cerca de uma hora, os astronautas já haviam deixado o veículo e logo seguiram para exames de rotina. “Que viagem! Vejo uma cápsula cheia de sorrisos de orelha a orelha”, comentou o comandante Hague após o retorno.
Welcome home, @AstroHague, @Astro_Suni, Butch, and Aleks! 🌎✨
Crew-9 splashed down safely in the water off the coast of Florida near Tallahassee on Tuesday, March 18, 2025.
Hague, Gorbunov, Williams, and Wilmore have returned to Earth from a long-duration science expedition… pic.twitter.com/nWdRqaSTTq
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— NASA Astronauts (@NASA_Astronauts) March 19, 2025
Williams e Wilmore chegaram à ISS em junho do ano passado com a cápsula Starliner, da Boeing, para passar no máximo 10 dias por lá. No entanto, os problemas técnicos do veículo fizeram com que a NASA e a Boeing decidissem que o mais seguro era que a espaçonave voltasse vazia à Terra.
Como resultado, a dupla precisou passar mais tempo em órbita no lugar de outros dois astronautas em solo, que vão servir em outras missões. Tanto Wilmore quanto Williams são capitães da Marinha norte-americana já aposentados, e declararam várias vezes que não se importavam de passar mais tempo que o planejado no espaço.
Agora, Williams se tornou a segunda astronauta norte-americana com o maior tempo no espaço: ela soma 608 dias em órbita no total, ficando atrás apenas de Peggy Whitson, que acumulou 675 dias.
Eles devem passar alguns dias no Centro Espacial Johnson, em Houston, para realizar exames médicos e depois ir para casa. “Eles vão ter um tempo de descanso bem merecido com suas famílias”, comentou Steve Stitch, diretor do Commercial Crew Program, na NASA. “Foi um período longo para eles”, finalizou.
Leia também:
- Como é a rotina dos astronautas “presos” na ISS após problemas na nave Starliner
- Astronautas teriam voltado em segurança na Starliner, diz NASA
- Seria o fim? NASA congela missões futuras com a Starliner
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia mais matérias no ItechNews .