Os microdramas ou mini dramas chineses estão conquistando fãs ao redor do mundo e se tornando cada vez mais populares fora da China — o formato tem virado febre no Brasil. Com narrativas envolventes e repletas de reviravoltas, as novelas, que têm episódios com duração entre 60 e 90 segundos, são gravadas em formato vertical para consumo rápido em telas de celulares.

  • As 10 melhores séries asiáticas para assistir na Netflix
  • 10 doramas sul-coreanos para assistir na Max

O formato tem movimentado cerca de US$ 5 bilhões por ano e representa uma nova estratégia do governo chinês para incentivar o consumo da cultura local e do turismo no país. A seguir, entenda o que são os microdramas e como eles têm impactado os espectadores. 

O que são os mini dramas chineses?

Os mini dramas ou microdramas chineses são séries curtas, com episódios que duram, em média, um minuto. Eles normalmente são gravados na vertical, e a proposta é que sejam conteúdos de consumo rápido para assistir no smartphone


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Eles são tão populares na China que podem acabar ultrapassando o cinema em popularidade, apontam especialistas — para Joey Jia, CEO da ReelShort (aplicativo de streaming de microdramas) os minidramas podem remodelar hábitos de visualização e consumo de maneira global. 

As mini tramas seriadas também têm chegado ao Brasil e alcançando popularidade por aqui, assim como nos Estados Unidos. Na China, elas também têm sido usadas para divulgar marcas e produtos, e costumam prender a atenção do espectador com tramas envolventes e cheias de reveses. 

As produções costumam ter baixo investimento e são finalizadas em pouco tempo, o que faz com que sejam bastante lucrativas. Em alguns modelos de negócio, usuários têm acesso a três episódios gratuitos e devem desbloquear o restante assistindo à propagandas ou pagando uma taxa. Estima-se que a China produza de 5 mil a 8 mil microdramas por ano.

Microdramas e a publicidade na China

As novelas também têm chamado a atenção das marcas, que estão usando as narrativas para posicionar seus produtos. Eles aparecem integrados à história, e o resultado tem se mostrado bastante lucrativo. Em “Dear Probationary Girlfriend”, por exemplo, a marca de detergente de roupas que aparece na trama teve um aumento de cinco vezes em suas vendas.

Minidramas chineses são usados para divulgar marcas e produtos (Imagem: Reprodução/I Opened a Starbucks in Ancient Times)

Já o mini drama “I Opened a Starbucks in Ancient Times” foi lançado pela rede de cafeterias norte-americana Starbucks. A marca acumulou mais de dois milhões de visualizações no primeiro dia em que a minissérie foi exibida e também lançou bebidas de edição limitada para atrair consumidores. 

Marcas de diversos segmentos têm investido nos microdramas, desde redes fastfoods a fabricantes de skincare.

Veja mais do :

  • As 10 novelas mais populares da Globo para assistir no Globoplay
  • 6 novelas turcas para assistir no streaming
  • 10 tramas latinas e espanholas para você assistir no Globoplay

Assista ao vídeo e veja 10 coisas que você não deve fazer com o seu celular

 

Leia mais matérias no ItechNews .