O telescópio James Webb flagrou uma espécie de ilusão de cósmica astronômica. Trata-se de um anel de Einstein formado por duas galáxias distantes na constelação da Hidra, que distorceram o tecido do espaço-tempo e resultaram em uma formação colorida que lembra um olho. 

  • Este Anel de Einstein é a lente gravitacional mais distante já vista
  • O que é um anel de Einstein?

Há uma galáxia no centro deste espetáculo cósmico, e ela aparece cercada por uma estrutura em tons de laranja e azul que pertencem a outra galáxia ao fundo. Assim, a luz da galáxia mais distante ficou parecida com um anel, porque foi distorcida pela lente gravitacional.

Lente gravitacional em galáxias observadas pelo telescópio James Webb (Reprodução/ESA/Webb, NASA & CSA, G. Mahler)

As lentes gravitacionais ocorrem quando a gravidade de algum objeto massivo (uma galáxia, um buraco negro, entre outros) distorce a luz de outro, mais distante. O efeito é previsto pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que descreve que a massa distorce o tecido do espaço-tempo


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Esse efeito é sutil demais para ser observado em nível local, mas às vezes fica visível claramente quando lidamos com as curvas de luz em escalas astronômicas enormes”, descreveram os oficiais da Agência Espacial Europeia (ESA). 

A foto mostra também um anel de Einstein, fenômeno criado quando alguma fonte luminosa distante, um objeto massivo e o observador estão alinhados perfeitamente. O resultado disso é um anel de luz ao redor do objeto que rendeu a lente — no caso, a galáxia à frente é tão massiva que distorceu a luz daquela mais ao fundo.  

Segundo a ESA, “objetos como este são o laboratório ideal para estudar galáxias com brilho fraco demais e longe demais para serem observadas”, concluíram. 

Leia também:

  • Anéis de Einstein podem revelar do que a matéria escura é feita
  • Fenômeno raro fotografado perto da Terra mostra que Einstein estava certo

Vídeo: Como ver um eclipse

 

Leia mais matérias no ItechNews .