Falta pouco para o tão esperado Nintendo Direct que trará tudo o que queremos saber sobre o Switch 2, com várias expectativas em torno da revelação de diversos detalhes sobre a próxima geração de consoles que encontraremos Mario, Pokémon, Animal Crossing, Zelda e diversas outras franquias.
- Como vai funcionar o Virtual Game Card do Nintendo Switch?
- Nintendo Direct de março: o que chegará ao Nintendo Switch em 2025?
Porém, muito mistério gira em torno do que o videogame trará e quais serão suas principais características. Não é para menos que isso tem atacado a ansiedade de muitos, que usam as redes sociais para deixar especulações e teorias das principais diferenças entre o novo videogame e seu antecessor.
Pensando nisso, o reuniu tudo o que você pode esperar do Nintendo Direct do Switch 2 no dia 2 de abril.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
7 expectativas para o Nintendo Direct do Switch 2
Confira sete elementos que você deve esperar ver durante a apresentação oficial do Nintendo Switch 2:
7. Jogos de Switch 2
Vamos direto ao que importa: sem jogos, nenhum videogame é interessante o bastante. E o mesmo servirá para o Nintendo Switch 2. Se no primeiro trailer do console pudemos ver o novo Mario Kart, é esperado que o Nintendo Direct traga ainda mais experiências que sejam relacionadas às suas grandes franquias.
Não estamos aqui para chutar quais vão aparecer e quais não vão (apesar de já adiantar para ter baixas expectativas sobre a franquia Pokémon e The Legend of Zelda). Porém devemos ver o lineup inicial, suporte para jogos atuais em “Versão Switch 2” e outras experiências que farão parte do seu lançamento.
É impossível afirmar que terá logo em 2025 um novo Super Mario, Animal Crossing, Donkey Kong, Kirby, Super Smash Bros, Star Fox, Fire Emblem, Splatoon, F-Zero, Golden Sun e outras franquias que andaram um pouco “sumidas” nos últimos anos (ou décadas). Porém, nenhum lançamento acontece “sem barulho” e devem reservar grandes anúncios para chegar em simultâneo ao console híbrido.

6. Recursos do console
Diversas patentes circulam desde o anúncio do Switch 2 e algumas delas devem ser apresentadas oficialmente dentro do Nintendo Direct. Uma delas pode ser o uso do Joy-Con como mouse: que deve atrair games que foram lançados diretamente nos PCs, possível função de navegadores e outros.
E não estamos dizendo que eles falarão apenas sobre as patentes, como a vista sobre uma segunda tela usando seu smartphone. Todo console da companhia, mesmo jogando no “seguro”, traz inovações. Seja relacionado à sua tela, recursos do misterioso botão “C”, uma nova forma de explorar games no seu sistema ou o que vier, mas uma coisa é certa: sem novidade os usuários não ficarão.

5. Especificações técnicas
As especificações do Nintendo Switch 2 já vazaram, mas é importante ressaltar que o material que caiu nas mãos dos insiders segue incerto. Como assim? Pode ser um documento sobre projeções iniciais que foram modificadas conforme o projeto avançou, podem ter ocorrido imprevistos que levaram a companhia a mudar algum fator ou até mesmo diferentes formas de “baratear” os custos de sua produção.
Pelo que foi apresentado antes do Nintendo Direct, os fãs tem muito a celebrar e seu poder gráfico é similar ao visto em consoles como o PS4 e Xbox One (o que, para jogos da fabricante, está em uma escala boa). Porém, não se empolgue muito achando que ele vai ser, de forma disparada, tão mais poderoso que seu antecessor. Haverá um salto, mas se atende ou não suas expectativas, aguarde para ver.
Vale notar que há algo já é dado como “certo”, que é a compatibilidade do Switch 2 com a tecnologia de upscaling, graças ao suposto chip da NVIDIA que integra o novo videogame. Isso já representa gráficos melhores em jogos para PCs e, se for implementado no Swich 2, pode aprimorar bastante a sua experiência com games.

4. Foco em desempenho
Aproveitando o gancho, é um “dever moral” do Nintendo Direct mostrar claramente que tipo de salto veremos dentro dos jogos e experiências do Switch 2. Teremos gráficos melhores sim, mas também haverá um processamento muito mais ágil? Algo que reduza os travamentos ou o tempo de espera nas telas de carregamento? Isso tem de estar em foco se eles quiserem reduzir a imagem negativa que possuem, claro.
Não é novidade para ninguém que desde seu lançamento, o primeiro Nintendo Switch já estava “defasado” em comparação à concorrência. Não que isso tenha feito uma grande diferença, mas é uma verdade. Após o lançamento do PS5 e Xbox Series, esta distância se tornou ainda maior. Ou seja, está na hora de ao menos reduzir isso e eles têm de mostrar como trabalharam para trazer melhorias.

3. Compatibilidade com apps
Outra colossal reclamação dos donos de Nintendo Switch é a falta de suporte a apps. Vimos tardiamente a chegada do YouTube, algumas experiências como o izneo e InkyPen, até mesmo o Pokémon Home. Porém, é claro que o público sentiu falta ao menos de opções para o streaming de vídeos (como Netflix, Prime Video, Disney+ e outros) e até suporte à transmissão via Twitch.
Isso precisa mudar no Switch 2 e o Nintendo Direct vai ter de tocar nessa ferida. Todos temos smartphones e isso é possível através deles, mas a possibilidade adicional de acessar certos conteúdos em outra plataforma (seja pela tela maior, funções extras ou qualquer outra razão) tem de existir. Nem que seja para trazer os próprios apps da companhia, como o Nintendo Music e o Nintendo Today.

2. Ampliação do Nintendo Switch Online
Hoje o Nintendo Switch Online nos traz algumas vantagens: acesso aos consoles retrôs (NES, SNES e Game Boy) e diversos jogos, pontos que podem ser trocados pelos cenários e avatares dos perfis, teste de jogos, multiplayer online entre outros. Com o Pacote Adicional, há ampliação para outros três videogames antigos (Nintendo 64, Mega Drive e GBA) e a algumas expansões de seus jogos (como Mario Kart 8 Deluxe e Animal Crossing: New Horizons).
Não dá para mentir, isso não é ruim. Porém, pode melhorar. Muitos pedem jogos grátis, chegada das demais plataformas entre os consoles retrôs (GameCube e Nintendo DS seriam adições excelentes), um catálogo maior de títulos e expansões disponíveis entre outros. Como eles mudarão, não se sabe ainda. Mas a mudança de preço e estrutura reforçam que haverá diferenças e podemos esperar por mais recursos.

Veja mais:
- Nintendo Switch Online fica mais caro no Brasil
1. Preço e data de lançamento
Por fim, o que todos querem saber deste Nintendo Direct: qual será o preço sugerido de venda do Switch 2 e quando ele será lançado? Rumores e vazamentos mais recentes indicam que o videogame estará disponível ao público no mês de junho e será vendido por US$ 399. No entanto, tenha muita calma: planos mudam e nunca se sabe o “dia de amanhã”.
Não se sabe se realmente os consoles já estão em “estoque”, esperando pelo lançamento como apontam os insiders ou se eles começarão a ser distribuídos nos próximos meses (o que envolve custos não planejados, variando de região, condições e outros fatores). No meio disso tudo há crises econômicas, inflação, queda e alta na bolsa de valores, greves e paralisações entre vários outros fatores que podem impactar tanto seus custos quanto o prazo de sua chegada.

O que esperar do Switch 2?
Assim como a Nintendo pode surpreender no Nintendo Direct do Switch 2, é importante reforçar que ela também tem um (grande) potencial de desapontar e não trazer informações sobre alguns destes tópicos. No entanto, é importante lembrar que não é garantia alguma que esta será a única e conclusiva apresentação sobre o console. Pode ser realizada outra mais próxima ao lançamento, cobrindo informações que faltaram deste. Então tenha calma na hora de pesar em possíveis reclamações.
Dito isso, esse é o primeiro videogame da companhia que leva um número sequencial em seu nome. Sobre esta informação, se espera que o Nintendo Switch 2 seja bem similar ao primeiro, com melhorias e trazendo mais recursos. Então não espere nada muito além disso, ele continuará sendo um console híbrido, terá a presença dos controles Joy-Con destacáveis, uma tela um pouco maior (e que não será OLED) e isso não sofrerá grandes alterações.
Entre as grandes expectativas para o Nintendo Direct de abril, temos:
- Preço e data de lançamento
- Ampliação do Nintendo Switch Online
- Compatibilidade com apps
- Foco em desempenho
- As especificações
- Recursos do console
- Jogos de Switch 2
O Nintendo Direct sobre o Switch 2 ocorrerá no dia 2 de abril de 2025, a partir das 10h (horário de Brasília).
No vídeo do do YouTube, discutimos mais sobre o que foi revelado do novo videogame e o que já sabemos de seu lançamento:
Leia mais matérias no ItechNews .