Os buracos negros são alguns dos objetos mais e extremos enigmáticos do universo. Dito isso, o que aconteceria se um deles passasse pelo seu corpo? E se você tentasse atravessá-los? Embora nenhum humano tenha tido contato com estes objetos, alguns estudos já tentaram investigar quais seriam os possíveis efeitos — e o segredo está no tamanho do buraco negro

  • Qual é a diferença entre buraco negro e buraco de minhoca? 
  • O universo está em um buraco negro? Físicos dizem que sim

Segundo a NASA, os buracos negros podem ser descritos como objetos com “força gravitacional tão forte que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar deles”. De forma geral, eles podem ser classificados em dois grandes grupos. 

(ReproduçãoNASA’s Goddard Space Flight Center)

Um deles é o dos buracos negros de massa estelar, que podem ser algumas dezenas de vezes maiores que o Sol. O outro inclui os supermassivos, que têm alguns bilhões de vezes a massa do nosso astro. Para escapar da gravidade de um buraco negro, seria necessário alcançar velocidade igual ou maior que a da luz. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já os efeitos do objeto em uma pessoa iriam depender do seu tamanho. Robert Scherrer, professor de física na Universidade Vanderbilt, sugeriu em um artigo que, se um buraco negro pequeno e primordial passasse pelo corpo, a sensação provavelmente seria como aquela do ferimento causado por um tiro. 

Ele queria investir se a força gravitacional do buraco negro iria romper as células, mas acabou descobrindo que a onda de choque causada pelo impacto seria bem mais destrutiva e parecida com os efeitos de um tiro. “E sabemos exatamente o que os ferimentos dos tiros fazem no corpo. Buracos negros menores fazem com que as forças gravitacionais fiquem localizadas em uma área muito menor, então se um passasse por uma pessoa, iria exercer força nas células”, explicou. 

Os efeitos dos buracos negros no corpo dependem da massa deles (Reprodução/Peace,love,happiness/Pixabay)

Os efeitos mais drásticos ficariam por conta dos buracos negros supermassivos e estelares, com gravidade forte o suficiente para destruir o corpo humano: quanto mais perto a pessoa ficasse do objeto, mais intensos seriam os efeitos das forças das marés gravitacionais. “A força da gravidade não é uniforme, ela cai com a distância”, recordou o autor. 

Isso significa que se uma pessoa deitasse com os pés voltados para o buraco negro, a gravidade exercida ali seria mais forte do que na cabeça, O resultado seria a espaguetificação, que faz com que uma força gravitacional exercida no corpo inteiro estenda uma pessoa a ponto de deixá-la infinitamente longa e fina, como um espaguete.

Leia também:

  • Veja o tamanho de buracos negros supermassivos em relação ao Sol
  • 10 respostas para perguntas que você pode ter sobre buracos negros

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço 

 

Leia mais matérias no ItechNews .